Esgoto no Paciência: água com aspecto leitoso e odor insuportável preocupa vereadores. Assista
Durante reunião da Câmara Municipal de Pará de Minas realizada na noite de segunda-feira, 13 de março, o vice-presidente da Casa, Carlos Roberto Lázaro (PSC), apresentou uma denúncia preocupante.
De acordo com o vereador, empresas ainda não identificadas estão despejando efluentes no ribeirão Paciência, próximo ao açude do Roncadouro, no bairro Dom Bosco. A água está com um odor insuportável.
Além disso, muitos peixes estão morrendo ao longo do curso d’água. Parte do manancial está com a coloração branca e uma amostra foi coletada e encaminhada para a análise em laboratório.
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal esteve no local para acompanhar de perto o problema de poluição. Carlos Roberto Lázaro, afirma que acionou a Polícia Militar de Meio Ambiente e outros órgãos para registrar o problema e tomar as devidas providências:
Carlos Roberto Lázaro
O vereador Marcus Vinícius Rios Faria (PMDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente, ressalta que é preciso fiscalizar com rigor porque a água do ribeirão Paciência percorre toda a cidade e poderá trazer transtornos:
Marcus Vinícius Rios Faria
Diego Costa, engenheiro ambiental da Concessionária Águas de Pará de Minas, informa que as análises da água são feitas diariamente. Ele tranquiliza a população e garante que o problema está abaixo da captação da concessionária e não existe nenhum risco de contaminação da água distribuída na rede de abastecimento:
Diego Costa
Quando foi questionado sobre a empresa que estaria despejando rejeitos no ribeirão Paciência, o engenheiro afirmou que ainda não existem provas concretas de onde vem a poluição:
Diego Costa
O resultado das análises laboratoriais da água sairá dentro de alguns dias. A denúncia de poluição do curso d’água deverá ser encaminhada aos representantes do Ministério Público de Minas Gerais, na promotoria de Meio Ambiente, da Comarca de Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.