Moradores do Jardim das Piteiras são obrigados a deixarem suas casas devido a rachaduras; causa não foi identificada

Moradores das alamedas Caviúnas e Carnaúbas no bairro Jardim das Piteiras vivem um verdadeiro dilema desde o início de 2022. Após as chuvas, rachaduras gigantes apareceram nas residências. Em algumas as trincas são tão grandes que fizeram paredes e pias desabarem, além do piso que cedeu em certas casas. Em outras o muro literalmente se separou, e o medo é que tudo venha ao chão, como aconteceu em uma residência onde o muro caiu. Uma insegurança total e falta de respostas é o que eles têm vivido.

Reprodução

Após visitas do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para avaliar os estragos, os moradores foram orientados a deixar as casas pelo risco de desabamento a qualquer momento. A Prefeitura de Pará de Minas iniciou os trâmites e os incluiu no aluguel social por 12 meses. A expectativa é que até lá tudo esteja resolvido.

Reprodução

Porém, os moradores estão apreensivos. Várias análises foram feitas e até agora não se sabe o motivo das rachaduras nas residências construídas nestas duas ruas.

Reprodução

O Portal GRNEWS ouviu uma das moradoras. Rosilene Alves Maciel conta que eles acordaram e viram as rachaduras, que antes não existiam. Os proprietários adquiriram os lotes, construíram as residências e até então não haviam tido problemas durante nem após as edificações:


Rosilene Alves Maciel

rosileneamjp1

A moradora conta ainda que, além das rachaduras, foram surpreendidos com a confirmação que a rede de esgoto passa por debaixo das residências, o que pode ter contribuído para os problemas estruturais:

Rosilene Alves Maciel
rosileneamjp2

Reprodução

Após avaliações feitas por engenheiros e outros profissionais, a causa do problema não foi identificada. Por isso os moradores sugerem a contratação de um geólogo por parte da prefeitura:

Rosilene Alves Maciel
rosileneamjp3

O aluguel social será pago por um ano e é este o prazo que os moradores tem para avaliar o problema e corrigi-lo.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!