Aumenta o número de compras fora do Brasil e Correios alertam que entrega do produto depende do pagamento de taxas

Uma pesquisa realizada em outubro de 2017 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apontou que 22% dos brasileiros que acessam internet costumam comprar em sites internacionais.

Ainda não há uma pesquisa recente, mas dados mostram que o número de brasileiros que compram nos sites estrangeiros aumentou consideravelmente, e a expectativa é que em 2020 o e-commerce movimente no Brasil R$ 272 bilhões.

Os motivos para estas compras em lojas internacionais são os mais variados possíveis. Vão desde o preço mais barato, sem impostos ou taxas brasileiras; a peças diferentes, não tão comuns no Brasil.

Pensando nisso cada dia surgem novas lojas que se tornam sucesso no país, com produtos diferentes, às vezes com qualidade inferior, mas o preço bem mais em conta, que os comprados nas terras brasileiras.

Mas para fazer este tipo de compra, o consumidor deve ficar atento a vários critérios e quesitos. Até a forma de pagamento pode ter uma porcentagem cobrada quando o produto chega no Brasil. A Receita Federal também pode tributar o produto dependendo do valor, e o Correios cobra uma taxa de R$ 15,00 para a entrega.

Os valores e taxas não são fixos e depende de cada situação, por isso é importante que o consumidor tenha conhecimento de tudo isso antes de realizar a transação. Ao Portal GRNEWS, a gerente da agência dos Correios de Pará de Minas, Andréia Menezes, explica como funciona a taxação:

Andréia Menezes
andreiataxacomprinter1


O produto chega ao Brasil e o site onde é feito o rastreamento mostra que o consumidor foi taxado. No mesmo local há um link onde ele emite o boleto que deve ser pago, tanto o imposto cobrado pela Receita Federal como o despacho que deve ser pago ao Correios. Caso não pague, o produto pode até mesmo ser devolvido:

Andréia Menezes
andreiataxacomprinter2

Se o consumidor for taxado, ele tem prazo de um mês para fazer o pagamento. A Receita Federal taxa a importação no valor equivalente a 60% do preço do produto. Além disso, o comprador pode ter que pagar o Imposto sobre Circulação de Serviços e Prestação de Serviços (ICMS), cuja alíquota varia em cada estado.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!