Temporal interditou imóveis e deixou 18 pessoas desalojadas em Pará de Minas
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) apresentou um balanço das ações realizadas desde a sexta-feira (13), quando caiu um temporal em Pará de Minas, até a tarde desta segunda-feira, 16 de janeiro.
Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, as equipes foram para as ruas no início da manhã de sábado (14) para cuidar da limpeza de vias e corrigir alguns dos problemas resultantes da chuva forte que caiu entre o fim da tarde e início da noite de sexta (13).
O temporal provocou trasbordamento de cursos d’água e alagamentos em vários pontos das áreas urbana e rural do Município. Na ocasião nenhum alerta foi emitido pela Defesa Civil de Pará de Minas e nem pela Defesa Civil de Minas Gerais, para as pessoas cadastradas no número 40199 para receber alertas com antecedência. A explicação é que isso não ocorreu porque nenhum serviço de meteorologia foi capaz de prever o índice pluviométrico de chuvas que caiu em Pará de Minas em tão pouco tempo.
O prefeito Elias Diniz (PSD) disse no sábado que a previsão era de 20 milímetros, o que seria absorvido sem problemas pelo sistema de drenagem pluvial, mas caiu mais de 50 milímetros em menos de 40 minutos. Volume expressivo que provocou transtornos e alagamentos.
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Edson Cecílio da Silva, disse nesta segunda-feira (16) que a chuva durou cerca de uma hora e o volume pluviométrico acima do esperado, surpreendendo a todos. No balanço apresentado, ele afirma que foram feitas várias vistorias, mas felizmente não ninguém ficou ferido:
Edson Cecílio da Silva
temporaledson1
No sábado (14) o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina Neto, disse que até aquele momento a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil não havia interditado nenhum imóvel. Porém, Edson Cecílio da Silva afirma que nesta segunda-feira (16) imóveis de dois endereços foram interditados, impactando 18 pessoas que deverão receber o aluguel social por um prazo máximo de 12 meses:
Edson Cecílio da Silva
temporaledson2
Ciente que as águas das chuvas em contato com o corpo humano podem transmitir doenças, a COMPDEC fez contato com a Secretaria Municipal de Saúde para tratar do assunto e ele recomenda a todos que procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas casas com o cartão de vacina para verificar se todas as doses estão em dia para se manterem protegidos:
Edson Cecílio da Silva
temporaledson3
Importante destacar que um levantamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social indica que muitas famílias tiveram seus imóveis afetados pelo temporal de sexta-feira (13) e boa parte delas não dispõem de recurso financeiros para arcar com os custos dos reparos. Isso, sema falar que antes dessa chuva forte várias famílias já estavam precisando de apoio.
Assim, quem quiser e puder, pode ajudar com doações de materiais de construção, principalmente com telhas para o Banco Solidário, instalado em um imóvel localizado na Rua Joaquim Peregrino, 100, esquina com a Rua Nova Serrana, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Pará de Minas.
Os interessados em doar materiais de construção, móveis, eletrodomésticos, entre outros para ajudar a quem precisa, podem fazer contato pelo telefone (37) 99970-5535.
Quem precisar dessas doações disponibilizadas pelo Banco Solidário podem procurar a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua do Acre, 84, Bairro São José, em Pará de Minas. Também podem fazer contato através do telefone:(37) 3233-5900.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.