Saúde aluga imóveis para atender usuários das UBSs Seringueiras e São Paulo, encerrando a Era dos Contêineres em Pará de Minas

Em um esforço para qualificar o atendimento e aproximar os serviços de Atenção Primária à Saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas efetivou, nesta semana, a separação e realocação das equipes de saúde das UBSs Seringueiras e São Paulo. Os moradores agora contam com suas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBSs), instaladas em imóveis alugados e adaptados.

O problema estrutural e a longa “provisoriedade” dos contêineres
A mudança põe fim a um longo período de precariedade no atendimento. Anteriormente, os moradores de ambos os bairros eram atendidos em uma única unidade que funcionava em contêineres.

O secretário municipal de Saúde, Gilberto Denoziro Valadares da Silva, explicou que a situação se deu após o abandono da UBS original, construída e inaugurada em 2014, mas que teve que ser desativada em 2022 devido a um problema estrutural. A solução dos contêineres, embora tenha sido funcional, era provisória e não se mostrou adequada para o atendimento de pessoas, com a estrutura se estendendo no tempo e não ofertando as melhores condições:


Gilberto Denoziro Valadares da Silva
giobertoubss1

Virada de chave com o fim da terceirização
A decisão de criar duas unidades separadas foi viabilizada pelo fim do contrato de terceirização entre a Prefeitura e a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP). Com a quebra desses contratos de gerenciamento, a própria Secretaria Municipal de Saúde passou a controlar as sete UBSs que antes eram administradas pela terceirizada.

A Secretaria optou por, em vez de manter as duas equipes de Saúde da Família em um ambiente inadequado como os contêineres, levar o atendimento para dois ambientes separados. Isso garante a melhoria do acesso aos serviços de Atenção Primária para os moradores que utilizam as UBSs Seringueiras e do Bairro São Paulo.

Espaços separados e a busca pelo definitivo
Apesar de as novas acomodações serem descritas como “singelas” e “modestas”, elas estão adequadas e garantem um ambiente de trabalho mais digno para as equipes e um melhor acolhimento para a população.

No entanto, o secretário Gilberto Denoziro Valadares da Silva ressaltou que a medida ainda é provisória. O objetivo final da administração é a construção de uma nova unidade, para a qual já existe recurso, e a expectativa é de concretizar o projeto no decorrer dos próximos anos.

Novos endereços para o atendimento:
UBS Seringueiras: Rua Vereador Roque Marinho Pereira, 68.

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação
Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

UBS São Paulo: Rua Alberto Alexandre Duarte Pereira, 341.

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação
Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!