Recebeu sementes da China? IMA orienta mineiros a não abrir embalagem e comunicar ao órgão

Moradores de muitos estados brasileiros se assustaram ao receber dos Correios alguma encomenda que fizeram fora do país. Ao abrir o pacote encontraram sementes misteriosas. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) recebeu até setembro 36 relatos destas encomendas, cuja situação preocupa.

É que ainda não se sabe o que são estas sementes e se realmente há algo errado, que pode colocar em risco plantações e criações. A maioria dos pacotes, segundo o MAPA, vem da China, Malásia e Hong Kong.

Diante da situação o MAPA fez uma parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) através dos sindicatos rurais, para recolher estas sementes caso os mineiros também recebam juntos às encomendas.


O Portal GRNEWS conversou com o chefe do escritório seccional do IMA em Pará de Minas Lucas Silva Jardim, que explicou que caso a pessoa receba estas sementes em casa, é preciso comunicar imediatamente a algum dos órgãos. Além disso é importante não abrir a embalagem, não plantar as sementes, nem jogar fora:

Lucas Silva Jardim
lucassjsementeschina1

Além disso, Lucas Silva Jardim recomenda a não mexer nas sementes pois ainda não se sabe o que são ou o que contém dentro destes pacotes. Não há notificações na regional mas a situação vivida em outras cidades brasileiras serve de alerta:

Lucas Silva Jardim
lucassjsementeschina2

Caso receba as sementes é preciso levar até o IMA ou a Emater. Os dois órgãos funcionam nas dependências do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!