Diretoria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente prioriza recuperação de estradas rurais


Em 2017 a crise financeira continua afetando consideravelmente os municípios e por isso os prefeitos foram obrigados a cortar gastos através da redução de secretarias, departamentos, entre outros.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A diminuição dos custos com mão de obra foi uma das formas encontradas para reduzir os custos com a folha de pagamento para evitar o corte de serviços essenciais a população, especialmente na área da saúde.

Os repasses dos governos federal e estadual não são suficientes para manter os municípios. Além disso, muitas empresas estão diminuindo as atividades, demitindo funcionários e recolhendo menos impostos.

Todo esse efeito em cadeia vem sendo sentido pelos gestores públicos, os empresários e principalmente a população. Em Pará de Minas o prefeito Elias Diniz (PSD) optou pela fusão de algumas secretarias. Antes mesmo de tomar posse, ele anunciou que algumas secretarias seriam extintas e as pastas incorporadas à outras.

A Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, por exemplo, foi integrada a de Obras e Infraestrutura. Com a mudança, quem responde pela pasta é o vice-prefeito José Porfírio de Oliveira Filho (PV).

Uma equipe atende as demandas relacionadas ao agronegócio e meio ambiente nos perímetros urbano e rural de Pará de Minas. Entre os trabalhos, o patrolamento e encascalhamento das estradas para melhorar o acesso as comunidades rurais.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura informa que desde o início de 2017 já recuperou mais de 60 quilômetros nas estradas rurais, por meio do patrolamento e encascalhamento. A manutenção dessas vias facilita o escoamento da produção hortifrutigranjeira, também favorece o transporte escolar e os moradores das comunidades rurais.

A secretaria contra com três equipes para realizar os serviços e já passou pelas estradas de acesso à Bom Jesus do Pará, Córrego do Barro, Trindade, Muquém, Floresta, pela chamada estrada da Jararaca, Limas do Pará, Meireles, Matinha, Torneiros e Carioca.

A manutenção das estradas rurais inclui a abertura de calhas para o escoamento da água das chuvas. A ação garante que os trechos fiquem conservados por mais tempo. O ex-vereador Francisco Júnior é o diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e responsável pelas equipes.

Ao que parece existem dois diretores de meio ambiente na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura ou as funções estão com caracterizações semelhantes. Um é Francisco Júnior e o outro é Roberto Goebel, que com a extinção da Secretaria Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, responde pela diretoria criada para atender as demandas desses setores:

Roberto Goebel
robertogoebel_meioambiante

A decisão do prefeito Elias Diniz de extinguir a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente surpreendeu muita gente. Isso porque, o setor de agronegócio é responsável pela maior fatia da receita do município de Pará de Minas. Da mesma forma, as questões relativas ao meio ambiente preocupam a todos.


A Diretoria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente funciona nas dependências do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, no bairro Papa João Paulo II,  em Pará de Minas, no mesmo local onde estava instalada a secretaria. Apesar de extinta, a placa indicando a sede da secretaria continua instalada e não foi removida.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!