INSS notifica beneficiários sobre descontos indevidos. Aposentados e pensionistas poderão consultar e contestar cobranças não autorizadas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou na terça-feira (13) a enviar notificações para aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios relacionados a associações, muitos deles feitos sem autorização prévia. As mensagens são disponibilizadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais de celulares Android e iOS.

Como acessar a notificação
Para verificar se há alguma notificação, o beneficiário deve baixar o aplicativo Meu INSS e criar uma conta por meio do CPF e uma senha, que também pode ser utilizada em outros serviços públicos conectados ao sistema Gov.br. Quem preferir pode utilizar o login por meio de internet banking de instituições financeiras credenciadas.

Após o login, o usuário deve clicar no ícone do sino, no canto superior direito da tela, selecionar “Configurar Notificações” e ativar a opção “Permitir notificações”. Duas mensagens estão sendo enviadas: uma para quem teve desconto indevido e outra para quem não sofreu nenhum desconto.

Consulta e reembolso
Desde ontem (14), é possível identificar qual entidade está associada ao desconto, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, também no aplicativo. Caso o beneficiário não tenha autorizado a cobrança, poderá solicitar o reembolso diretamente pelo Meu INSS, pelo site oficial ou pelo telefone 135.

O INSS informou que, em breve, será divulgado um passo a passo para auxiliar os segurados na solicitação da devolução dos valores.

Atenção aos golpes
O instituto reforça que as notificações legítimas são feitas apenas dentro do aplicativo. Não serão realizadas ligações, nem enviados SMS, mensagens por WhatsApp ou e-mails solicitando dados pessoais. A recomendação é que o segurado ignore qualquer contato fora dos canais oficiais.

Para quem tiver dificuldade de acessar o aplicativo ou quiser tirar dúvidas, o atendimento telefônico pela Central 135 está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Os melhores horários para ligar, segundo o INSS, são após as 16h ou aos sábados.

O órgão orienta que todas as informações seguras sejam buscadas no site gov.br/inss ou nas redes sociais oficiais da instituição. Com informações da Agência Brasil

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