O que fazer para dormir bem à noite? Especialista responde e dá dicas para quem quer ter qualidade no sono

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

O Dia Mundial do Sono, comemorado nesta sexta-feira,15 de março, serve como alerta para muita gente que não consegue ter uma boa noite de sono e consequentemente acordar descansada no dia seguinte.

O argumento para as noites mal dormidas é quase o mesmo para todos: a correria do dia é intensa e não consigo desligar nem na hora que vou para cama dormir. Muitos convivem com a insônia e passam a noite olhando horas até se levantar para começar a rotina diária.

No decorrer do dia começam a bocejar e não produzem tanto no trabalho como deveriam. Ao mesmo tempo aumenta a pressão em pensar que pode ser que na noite seguinte não conseguirá dormir novamente.

Na tentativa de acabar com a insônia as pessoas procuram médicos e acabam viciando em determinados tipos de medicamentos que induzem o sono. O problema é que nunca mais conseguem se livrar desses remédios de tarja preta e com venda somente com prescrição médica.

Em Pará de Minas é comum as pessoas reclamarem de noites mal dormidas e muitos deles recorrem a estes medicamentos para tentar vencer a insônia. Alguns preferem medicamentos homeopáticos, naturais. Também tem ganhado espaço entre os paraminenses o uso da Melatonima que induz o sono e não gera dependência segundo afirmam vários profissionais.

Sobre este tema a reportagem do Portal GRNEWS conversou nesta sexta-feira (15) com o médico otorrinolaringologista e especialista em medicina do sono Jayson Peixoto Machado. Ele começou ressaltando a importância do sono para qualidade a vida das pessoas:


Jayson Peixoto Machado
peixotosono1

O especialista também explica que o tempo de sono de cada pessoa é variável. Alguns só sentem realmente revigorados se dormir por muitas horas; para outras pessoas dormir pouco tempo á noite é suficiente. Diz que essa variação pode ser genética gerando “dormidores curtos” ou “dormidores longo”:

Jayson Peixoto Machado
peixotosono2

Outro erro que as pessoas cometem é dormir muito tarde durante os dias corridos da semana e pensar que dormir até mais tarde aos sábados e domingos basta para recuperar o sono atrasado. Esse procedimento pode gerar obesidade entre outros problemas e não é recomendado:

Jayson Peixoto Machado
peixotosono3

Também está claro para a medicina que as noites mal dormidas interferem diretamente na rotina diária das pessoas. Quem não dorme bem a noite terá dificuldades para desenvolver as atividades diárias. Nos Estados Unidos, por exemplo, estudos indicam que as noites mal dormidas estão relacionadas aos acidentes de trânsito:

Jayson Peixoto Machado
peixotosono4

Outro problema que pode afetar a qualidade do sono ou até fazer com que a pessoa não durma durante a noite é a alimentação inadequada no período noturno. Por isso, comer muito a noite não é aconselhável:

Jayson Peixoto Machado
peixotosono5

O avanço da tecnologia também é considerado um vilão para comprometer as noites de sono. Muitos ficam assistindo televisão, no computador, tablet ou celular até altas horas. A popularização desses aparelhos eletrônicos e seu uso excessivo provoca distúrbios do sono:

Jayson Peixoto Machado
peixotosono6

Por fim o especialista repassa algumas informações importantes para quem enfrenta dificuldades para dormir. As orientações para ter qualidade no sono vão desde o horário de usar celular até a ambientação do quarto:

Jayson Peixoto Machado
peixotosono7

De acordo com estudos de pesquisadores, normalmente uma pessoa na fase adulta precisa dormir até oito horas por dia. Porém, não é estabelecido uma regra quanto a duração do sono. Cada pessoa tem seu próprio ritmo.

Para quem tem dificuldades com o sono existe um exame chamado polissonografia, que detecta mais de 80 distúrbios do sono. Este exame é realizado em laboratórios do sono. Entre os distúrbios mais comuns estão: insônia, ronco, apnéia, bruxismo, sonambulismo e narcolepsia, que é a sonolência excessiva, fazendo com que a pessoa tenha tendência de dormir a qualquer hora e lugar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!