Vítimas de violência doméstica podem pedir ajuda nos cartórios na campanha Sinal Vermelho

Os mais de 13 mil cartórios brasileiros são agora mais um ponto de apoio às mulheres que são vítimas de violência doméstica. Eles passaram a integrar a campanha Sinal Vermelho que incentiva e facilita denúncias de qualquer tipo de abuso.

A mulher vítima de violência doméstica faz um “X” na palma da mão e com isso sinalizam que estão em situação de vulnerabilidade. Assim, o funcionário do cartório pode acionar a polícia.

Para auxiliar os trabalhadores destes estabelecimentos, a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) produziu e já distribuiu materiais de apoio como vídeos, cartilhas e cartazes orientando como devem ser os procedimentos e como auxiliar estas vítimas.

A iniciativa é importante diante do número de mulheres que se tornaram vítimas em apenas um ano. Dados da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) mostram que entre agosto de 2020 e julho de 2021, mais de 17 milhões de brasileiras sofreram violência física, psicológica ou sexual. Este número representa 24,4% da população feminina com mais de 16 anos no Brasil.

O Portal GRNEWS ouviu a advogada especialista em Direito de Família Janine Batista Lemos, que destaca a importância da campanha para estas mulheres, que na maioria das vezes não conseguem contar para alguém que são vítimas de violência doméstica:


Janine Batista Lemos

janineblxcartor1

A campanha Sinal Vermelho se tornou lei em julho deste ano, definindo o programa como uma das medidas de combate à violência contra a mulher. Além dos cartórios, as mulheres podem pedir ajuda em mais de 10 mil farmácias espalhadas pelo Brasil e o Banco do Brasil também já aderiu formalmente à campanha.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!