Empresas que não fecharam acordo com o sindicato dos comerciários para funcionar em feriados podem ser multadas
O alerta é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Pará de Minas (SindComerciários), Fausto José Conceição Abreu, que tem feito fiscalizações durante os feriados e registrado de várias formas as irregularidades por parte de várias empresas.
Conforme definido em Convenção Coletiva de 2022 realizada pelo SindComerciários, o comércio em geral não pode funcionar em feriados. O empresário que descumpre a regra está sujeito a multa que varia entre R$ 500 e R$ 2 mil por empregado.
De acordo com o sindicalista, foi fechado um acordo com a maioria dos supermercados que podem funcionar aos feriados, mas tem algumas empresas que estão abrindo as portas e funcionando sem acordo, inclusive lojas no shopping em Pará de Minas:
Fausto José Conceição Abreu
faustoferiados1
O acordo fechado entre o SindComerciários e as redes supermercadistas de Pará de Minas prevê uma remuneração em dinheiro maior por feriado trabalhado, mas não prevê folga extra:
Fausto José Conceição Abreu
faustoferiados2
O sindicalista deixar claro que este acordo para funcionar aos feriados foi fechado somente com empresas do setor de gêneros alimentícios e as demais lojas do comércio em geral devem permanecer fechadas:
Fausto José Conceição Abreu
faustoferiados3
Fausto José Conceição Abreu disse que dois sacolões já fecharam acordo. Acrescenta que o empresário interessado em regularizar a situação e cumprir o que está previsto na Convenção Coletiva de 2022 deve procurar o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Pará de Minas.
O SindComerciários está localizado na Avenida Professor Mello Cançado, 342, Bairro São José, em Pará de Minas. O horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira das 8 às 18 horas. O telefone para contato é (37) 3237-1030. Quem preferir pode fazer contato pelo e-mail: sindicatocomerciopm@yahoo.com.br
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.