Incêndios florestais causam danos ambientais e colocam vidas em risco, alerta Corpo de Bombeiros

O comandante da 2ª Companhia do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) capitão Lucas Ribeiro Maia participou no dia 10 de setembro do Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – apresentado de segunda a sexta-feira, das 13 às 15 horas, pelo Portal GRNEWS, através do canal do Youtube grnewsnoticias.

Na ocasião o capitão Lucas Ribeiro Maia disse que em Pará de Minas o número de incêndios florestais aumentou em 79% em 2020, quando comparado com o mesmo período de 2019. Até 10 de setembro de 2019 foram registrados 80 ocorrências de incêndios florestais em Pará de Minas e até a mesma data em 2020 foram 143 registros.

Em 2019 foram 114 ocorrências de incêndios florestais até 10 de setembro. No mesmo período de tempo em 2020 foram registrados 143 incêndios. Ou seja, 29 a mais e ainda faltam alguns meses para o ano terminar.


O comandante afirma que devido às condições climáticas o Corpo de Bombeiros já esperava aumento de casos de incêndios em Pará de Minas, mas não nesta proporção:

Lucas Ribeiro Maia
capitaolucasincendiospgr1


O militar também salienta que o incêndio florestal provoca muitos danos ambientais, além de colocar em risco a vida; Por isso, os Bombeiros contam com a ajuda da população para evitar queimadas ou para denunciar incendiários:

Lucas Ribeiro Maia
capitaolucasincendiospgr2


Como comandante da 2ª Companhia do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) capitão Lucas Ribeiro Maia é responsável pelos pelotões de Pará de Minas, sede da companhia, Itaúna, Nova Serrana e do Posto Avançado dos Bombeiros em Bom Despacho.

O fogo nas áreas florestais vem sendo detectado em muitos cidades da região Centro-Oeste de Minas Gerais neste período de estiagem prolongada e vegetação muito seca. A área está sob jurisdição do 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar eu está mobilizando as equipes para vários atendimentos.

O comando do 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar ressalta que as ações de prevenção aos incêndios florestais começaram ainda no primeiro semestre de 2020 através de campanhas de conscientização sobre o risco de provocar queimadas em matas, florestas e lotes vagos.

Cita ainda que o trabalho do Corpo de Bombeiros busca instruir a população sobre o fogo em vegetação e os incêndios florestais, alertando a população através de outdoors colocados em pontos estratégicos como ocorreu na cidade de Divinópolis e através de suas redes sociais com a circulação de informações sobre a prevenção e o combate a incêndio.

O 10° BBM destaca ainda que muitas queimadas são realizadas para fazer a limpeza de terrenos e renovação de pasto, sem atentar para a segurança da área queimada ou controle que evite a propagação do fogo.

Para acompanhar as ações da campanha de prevenção em incêndios florestais, o cidadão pode acessar as redes sociais do 10º BBM no Facebook, ou no Instagram por meio da conta @bombeirosdivinopolis.

Cumpre salientar que o 10° Batalhão de Bombeiros Militar foi a Unidade Operacional que mais atendeu incêndio em vegetação no ano de 2019.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!