Aulas online: é preciso dedicação de profissionais, estudantes e família para manter cronograma do ano letivo

Após dois meses de aulas suspensas, em maio a rede estadual de ensino voltou às atividades de forma remota. Pela internet ou pela tv os alunos têm acesso aos conteúdos e a expectativa é repor o quanto antes as aulas perdidas e manter o calendário do ano letivo proposto no início do ano.

Estudantes do ensino fundamental, a partir do quinto ano, e do ensino médio, têm, através da Rede Minas e do youtube da Secretaria de Estado de Educação (SEE) aulas ao vivo de segunda a sexta-feira, sempre durante as manhãs.

Mesmo assim os professores destas turmas também estão se empenhando e oferecendo conteúdos também de forma remota, para que os alunos não tenham nenhum prejuízo, mesmo estudando em casa.

Já os menores, que estão no ensino fundamental do primeiro ao quarto anos, têm alguns vídeos disponibilizados pela SEE, além do Plano de Estudo Tutorado (PET). Mas são as professoras nestes casos, que estão se desdobrando e levando todo o conteúdo para os alunos.

Seja pela WhatsApp, por videoconferência e até e-mails. O objetivo é ajudar estas crianças que estão, em sua maioria, na fase de alfabetização, para que não fiquem prejudicadas devido a pandemia.

Para saber como andam as aulas online o Portal GRNEWS ouviu a professora América Rios. A turma do segundo ano do fundamental da Escola Estadual Torquato de Almeida está focada e fazendo muitas atividades todos os dias, tanto das disciplinas comuns como Português, Matemática, Ciências, Geografia e História, como também de Educação Física e até Biblioteca.

Ela conta que ficou surpresa com a participação de estudantes e familiares durante as videoconferências realizadas de segunda a sexta-feira:

Arquivo Pessoal/América Rios

América Rios
americariosaulasesta1

Para as aulas online, a professora faz um planejamento semanal para que todas as disciplinas sejam dadas e os alunos possam compreender, mesmo que não seja presencialmente:

América Rios
americariosaulasesta2

O cronograma feito no início do ano teve que ser flexibilizado e adaptado para o momento de pandemia. O PET também tem auxiliado os profissionais:

América Rios
americariosaulasesta3

Com as crianças em casa e o professor tendo que se desdobrar para levar o conteúdo educativo e ao mesmo tempo interessante, a família tem papel fundamental em todo este processo. É preciso que todos se empenhem e dediquem algumas horas do dia para ajudar os filhos. A professora destacou esta importância:

Reprodução

América Rios
americariosaulasesta4

Toda a programação das aulas pela tv e internet, além de informações e o Plano de Estudo Tutorado podem acessados AQUI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!