Contran acaba com obrigatoriedade de simuladores nas autoescolas; empresário diz que equipamento ajuda o aluno

Quem for tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode esperar três meses, caso não quira fazer aula com simuladores. É que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu que o uso do simulador para a formação dos motoristas não é mais obrigatório, vai fazer aula no equipamento quem quiser.

A medida começa a valer em 90 dias e a expectativa é reduzir até 15% o custo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação. Com o uso opcional, outra mudança surgiu. Agora o motorista terá que cumprir 20 horas aula, ao invés de 25 como é atualmente.

A notícia não agradou muitos proprietários de autoescolas que investiram pesado na compra dos simuladores, para depois não ser mais obrigatório. Um equipamento desse custa em média R$ 35 mil e quando a lei foi sancionada em 2016, todas as empresas tiveram que se adequar.

Uma delas foi a Autoescola Nacional, do empresário Marcos Vinícius de Oliveira, que também não concorda com a medida. Para ele o simulador é uma boa ferramenta de treino para o aluno:

Marcos Vinícius de Oliveira
marcosviniciussimulador1


O empresário destaca que para quem nunca dirigiu ou não tem tanta intimidade com o carro, o simulador ajuda a conhecer melhor o trânsito e principalmente seus problemas:

Marcos Vinícius de Oliveira
marcosviniciussimulador2

O simulador deixa o aluno mais preparado, é o que afirma o empresário, que acredita ainda que o equipamento ajuda o candidato a motorista a ficar mais confiante no trânsito:

Marcos Vinícius de Oliveira
marcosviniciussimulador3

Outra mudança que deve acontecer em breve pelo Contran é que a placa Mercosul. A obrigatoriedade para início da implantação seria 30 de junho, mas segundo o Conselho deve ser adiada para o fim do ano. Além disso deve retirar algumas obrigatoriedades que geravam custo para o emplacamento.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!