Vereador cobra apoio dos colegas e da população no combate ao mosquito transmissor da Dengue


No último Levantamento de Índice Rápido do aegypti (LIRAa) divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde foi constatado um aumento dos focos do inseto que transmite Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

O Ministério da Saúde preconiza um índice abaixo de 0.9% de infestação para que a população seja protegida de uma epidemia. Em Pará de Minas o índice registrado na coleta de dados realizada em outubro subiu de 1,3% para 2,5%.

Assim como já é de praxe, o maior número de reservatórios de água parada foi encontrado dentro das residências. As ocorrências mais frequentes foram em vasos de flores, ralinhos e lixo acumulado dentro dos imóveis.

A prefeitura continua com os mutirões de limpeza para recolher todos os materiais que acumulam água parada. Mas, pelo visto falta mesmo é a conscientização dos paraminenses em fazerem sua parte.

Entre as localidades com maior número de focos estão os residenciais Cecília Meireles e Capanema e os bairros Prefeito Walter Martins Ferreira, Padre Libério e Santos Dumont.

Os agentes de combate a Endemias chegaram a registrar 11 focos de mosquito transmissor da Dengue somente em uma residência. Uma situação considerada absurda diante de tanta informação e alertas feitos pelo poder público.

O vereador Ênio Talma Ferreira de Rezende (PSDB) abordou o assunto durante pronunciamento da tribuna livre da Câmara Municipal. Ele cobrou uma ação efetiva de todos os vereadores e pediu a colaboração da população para ajudar na luta contra a dengue:


Ênio Talma Ferreira de Rezende
combateadengueeniotalma

O secretário municipal de Saúde, Paulo Duarte, também pediu encarecidamente a ajuda da população no trabalho de eliminação dos reservatórios de água parada. Os proprietários dos imóveis são os responsáveis pela limpeza dos mesmos.

Esse período em que ocorrem chuvas com intervalos de sol é propício para que as larvas do Aedes aegypti se transformem em mosquitos quando entram em contato com a água parada. Vale lembrar que Pará de Minas já enfrentou uma epidemia de dengue no passado.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!