Sorriso lidera ranking de maior PIB agrícola do Brasil; cidade do Mato Grosso se destaca com produção bilionária de grãos

A cidade de Sorriso, no norte de Mato Grosso, foi eleita a capital nacional do agronegócio ao atingir o maior Produto Interno Bruto (PIB) agrícola do país em 2024. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município alcançou R$ 7,2 bilhões em valor de produção, impulsionado principalmente pelo cultivo da soja, que sozinho representa quase metade desse montante.

Apesar de ser a maior produtora de milho e estar entre as líderes na produção de feijão e algodão, Sorriso não é a maior produtora de soja do Brasil. O título pertence a São Desidério, no oeste da Bahia, que produziu 2,09 milhões de toneladas do grão. No total, o valor da produção agrícola do país no ano passado foi de R$ 783,2 bilhões.

Mato Grosso domina o ranking e São Paulo ganha espaço
Entre os dez municípios com maior valor de produção agrícola, seis são do Mato Grosso, o que reforça o poderio do estado como o principal polo do agronegócio no país. O ranking mostra a força da soja, que é o principal produto em oito das dez cidades listadas.

No ranking nacional, o Mato Grosso ainda lidera a produção agrícola com 15,4% do valor total, mas a diferença em relação a São Paulo (15,1%) diminuiu drasticamente. Enquanto o Mato Grosso sofreu com a queda na produção de soja e milho, São Paulo foi impulsionado pelo aumento no valor da produção de laranja e café arábica. O Paraná, por sua vez, caiu de posição no ranking devido a problemas climáticos na safra de verão. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!