Projeto de construção de presídio rechaçado pelos paraminenses, será executado em Lavras e Itabira

O dia 21 de agosto de 2019 foi marcado por muitas discussões em Pará de Minas, conforme registrado pelo Portal GRNEWS. Naquela data a cidade amanheceu com o impacto da notícia indicando que uma nova penitenciária seria construída na cidade. Custeada pela Vale S.A., nem lideranças políticas e muito menos a população, foram consultadas sobre a obra que geraria vários tipos de impactos no município.

No mesmo dia muita gente se posicionou contrária à construção da penitenciária que teria capacidade para 600 pessoas. Logo nas primeiras horas da manhã o prefeito Elias Diniz (PSD) disse ao Portal GRNEWS que não dava autorização para que a Vale fizesse este investimento na cidade. O Estado acordou com a Vale a construção de três penitenciárias como compensação ambiental pelos danos ambientais causados após o rompimento da barragem em Brumadinho em janeiro de 2019.

O Grupo Mais também se mostrou contrário à construção e garantiu que a obra nunca esteve nas discussões, além de afirmar que outros investimentos é que compensariam os danos causados em Pará de Minas.

Os vereadores paraminenses também se uniram ao prefeito Elias Diniz e juntos fizeram uma nota de repúdio endereçada ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Mário Lúcio Alves de Araújo. A notificação citou a impossibilidade legal de implementação da obra diante de impeditivo contido no Código de Obras e no Plano Diretor Municipal, além de mostrar a indignação dos paraminenses frente à obra.

No mesmo dia foram vistos em frente ao Complexo Penitenciário Dr. Pio Canedo técnicos da Vale realizando levantamentos topográficos para executar a obra autorizada pelo Estado. De imediato prefeito e vereadores foram para o local e embargaram a obra.

O deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB) interviu junto ao Governo de Minas Gerais e enviou uma mensagem diretamente ao governador Romeu Zema (Novo), recebendo horas depois a resposta. Nem Zema sabia da construção. O deputado, ao Portal GRNEWS, disse que acreditava nas palavras do governador de que não construiria nova penitenciária em Pará de Minas.

E pelo visto o projeto foi mesmo arquivado. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assinou na terça-feira, 12 de maio, um Termo de Compromisso com o Governo de Minas e a Vale para construção de dois novos presídios. Eles serão instalados em Itabira e Lavras com objetivo de suprir vagas que deixarão de existir após a desativação de sete unidades prisionais que estão próximas a barragens de rejeitos da mineradora.

Segundo o MPMG, a construção tem início ainda neste mês de maio e a previsão é de entregar as obras em 30 meses. Cada presidio terá capacidade para 600 pessoas privadas de liberdade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!