Olho Vivo: prefeito diz que reunião definirá início da implantação do projeto em Pará de Minas

Há anos os paraminenses esperam pela implantação do Olho Vivo. O sistema de monitoramento por vídeo auxilia a Polícia Militar no trabalho e consegue inibir ou até mesmo evitar crimes onde as câmeras estão instaladas. Além disso, caso o delito aconteça é possível identificar os criminosos.

Em agosto de 2018 o prefeito Elias Diniz (PSD) assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para implantar a Cidade Digital. No programa, o Olho Vivo é a primeira etapa.

O projeto está pronto há meses e contempla 35 câmeras na fase inicial que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade e também alguns distritos. O investimento inicial é de R$ 2,4 milhões.

Mas para que seja implantado é necessária ativação da Guarda Civil Municipal (GCM) e também a construção de uma sala no Quartel da Polícia Militar de Pará de Minas. Da sede da 19ª Companhia Independente, militares poderão monitorar a cidade 24 horas por dia.

Mais um passo pode ser dado para tirar o projeto do papel. É que na próxima semana será realizada uma reunião entre representantes das polícias Civil e Militar, Prefeitura e Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam) para pontuar o projeto e dar início ao Olho Vivo na cidade, como explica o prefeito Elias Diniz.


Elias Diniz
eliasolhovivo1

Ainda sobre segurança, na sexta-feira (10) foram entregues pelo governador Romeu Zema (Novo) 625 novas viaturas para 494 cidades mineiras. Pará de Minas foi um dos municípios contemplados com o reforço na segurança e nesta semana três novos veículos chegam à cidade. Duas viaturas ajudarão os militares dentro do município e uma caminhonete será utilizada nas comunidades rurais:

Elias Diniz
eliasolhovivo2

Sobre o Olho Vivo, foi realizado um estudo que analisou quais pontos da cidade devem ter as câmeras instaladas nesta primeira etapa do projeto.

Entre os locais estão a entrada do bairro Jardim Castelo Branco, quatro câmeras na Rua Benedito Valadares, Praça Francisco Torquato, no início e fim da Avenida Presidente Vargas, em frente a Escola Estadual Fernando Otávio, na Praça da Bíblia no bairro Recanto da Lagoa;

Também será instalada câmera no semáforo onde inicia a Rua Padre Libério no bairro JK, no trevo do bairro Padre Libério sentido a São José da Varginha, no Distrito Industrial, na Unidade Básica de Saúde do bairro Santos Dumont e na Avenida Nossa Senhora da Piedade.

A expectativa é que as mais de 60 câmeras estejam instaladas até 2021.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!