Fiscais do IMA deflagram greve prejudicando venda de animais, produção de carne, ovo, leite, mel e pescado em MG


Os fiscais que trabalham para o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) deflagraram a greve na sexta-feira, 9 de março. A categoria reivindica aprovação do plano de carreira e auxílio alimentação.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

De acordo com o Sindicato dos Fiscais Agropecuários de Minas Gerais (SINDAFA), a ausência dos servidores atinge a venda de animais; a produção de carne, ovo, leite, mel e pescado.

Além disso, haverá empecilhos na comercialização de produtos vegetais que dependem da emissão de autorização para trânsito comercial. No escritório do IMA em Pará de Minas apenas um fiscal da área vegetal está trabalhando.


No ano de 2015 houve uma paralisação para chamar a atenção do Governo de Minas Gerais. As entidades sindicais que representam os fiscais sanitários tentaram chegar a um acordo sobre o plano de carreira e não conseguiu.

De acordo com Yuri Guilherme de Paula, fiscal Assistente Agropecuário do IMA, o Governo de Minas Gerais fez muitas promessas e até agora não cumpriu nada do que foi acertado:


Yuri Guilherme de Paula
grevedoimayuri1

Os serviços de inspeção animal, de defesa animal em fazendas, laboratórios e barreiras, estão praticamente paralisados. Os fiscais não querem prejudicar a população, mas optaram pela greve para chamar a atenção do governo:

Yuri Guilherme de Paula
grevedoimayuri2

Até os salários dos servidores públicos estaduais estão sendo pagos com atrasos e parcelados. Para se ter uma ideia, o 13º salário que deveria ser pago integralmente até dezembro de 2017 está sendo quitado em parcelas pelo Governo de Minas Gerais, assim como o pagamento dos salários mensais estão sendo quitados de maneira escalonada.

Em nota enviada ao Portal GRNEWS, o “o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) esclarece que firmou em 12 de março de 2018 junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) os seguintes procedimentos.

– Aprovação do Plano de Carreiras e Salários do IMA conforme projeto protocolado em 06 de março/18, com impacto total de R$ 64 milhões de reais. O referido plano será enviado à Assembleia Legislativa de Minas tão logo seja permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

– Será concedida ajuda de custo excepcional no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais) por dia trabalhado com pagamento já no próximo mês de abril de 2018.

– A Seplag mantém o compromisso firmado em 2015, relativo à retirada do fator de dedução da Gratificação de Escolaridade, Desempenho e Produtividade Individual e Institucional (Gedima).

– Os servidores da área administrativa do IMA não aderiram ao movimento e trabalham normalmente.”

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!