ASSODIPAM promove muitas atividades gratuitas movimentando a Semana do Diabético

Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) mostram que no ano de 2017, quase 13 milhões de brasileiros entre 20 e 79 anos sofriam com a doença. As estimativas também são preocupantes. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SDB) acredita que até 2045, 24 milhões de pessoas sejam afetadas, e a maior parte delas não vai conseguir controlar a doença.

Existem dois tipos de diabetes. O tipo 1 é genético e começa a se manifestar na infância ou adolescência. Já o 2, pode ser desenvolvido na fase adulta e é influenciado pelo estilo de vida, como tabagismo, sedentarismo e má alimentação.

Controlar a taxa de glicemia no sangue é a maior dificuldade para quem tem a doença. Porém, com cuidados específicos e atividade física, isso se tornou fácil para as mais de 70 pessoas que frequentam a Associação dos Diabéticos de Pará de Minas (ASSODIPAM).

No local são promovidas várias atividades, como sessões de fisioterapia, educação física, ioga, dança e tem ainda a academia, inaugurada há 10 anos.

A ASSODIPAM vive nesta semana momentos especiais. É que em 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, uma chance a mais para conscientizar não só quem já frequenta o local, como também toda a comunidade.

A presidente da associação Maria Aparecida Alves Oliveira destaca a importância de mostrar a todas as pessoas que é possível levar uma vida normal mesmo com diabetes:

Maria Aparecida Alves Oliveira
mariaaparecsemanadiab1

Durante toda esta semana várias atividades são realizadas na sede da ASSODIPAM. Para encerrar as festividades, os associados farão uma aula diferente na próxima semana.

O professor de dança Renato Cristiano dos Santos levará todo mundo para a Praça Padre José Pereira Coelho para um aulão especial, com participação de quem estiver no Centro da cidade:

Renato Cristiano dos Santos
renatocristsemanadiab1

A dona Dalva Ferreira é pura alegria. Há 19 anos descobriu que tinha diabetes e começou a frequentar a ASSODIPAM, recém-criada na cidade. Hoje ela vive normalmente e cuida direitinho da saúde:

Dalva Ferreira
dalvaferreirasemanadiab1

A Semana do Diabético teve início na segunda-feira (11) com uma palestra com o médico Zilmo Dourado. Na terça-feira (12) quem esteve por lá foi a psicóloga Franciele Silva. No dia 13 acontecerá a partir de 8 horas a Festa da Primavera, e no dia 14, quinta-feira, padre Geraldo Gabriel celebrará uma missa também as 8 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!