Polícia apreende mais de 1 mil pássaros transportados em condições precárias
Uma grande operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com a colaboração da Polícia Federal e da Polícia Civil, resultou no resgate de mais de mil aves silvestres na BR-040, em Petrópolis (RJ). Um motorista de 49 anos, que transportava os animais de Barbacena (MG) para o Rio de Janeiro, foi preso em flagrante. A polícia também encontrou 180 aves mortas, incluindo coleiros, trinca-ferros e tico-ticos, e outras 80 feridas, que estavam espremidas e sem ventilação adequada.
As autoridades foram alertadas por um som suspeito vindo do porta-malas do carro, onde encontraram 12 caixas de madeira e dez de papelão. No total, foram resgatadas 1.080 aves, sendo 820 delas em condições de serem soltas. O motorista informou que o carregamento seria entregue em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para ser comercializado em uma feira.
Tráfico de animais é crime
O tráfico de animais silvestres é um crime previsto na Lei 9.605/98, que proíbe a venda, exportação, guarda e transporte de espécies sem autorização. A pena pode variar de seis meses a um ano de detenção, além de multa, e pode ser dobrada em casos agravados, como crimes contra espécies em extinção. As aves resgatadas foram entregues ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), onde receberão tratamento para que possam ser soltas na natureza. Com informações da Agência Brasil


