Preço do leite sobe muito e assusta consumidores paraminenses

leite_supermercado_derivador_preco1
Os consumidores praminenses já notaram que o litro de leite está muito caro nos pontos de venda e em alguns casos está faltando o produto. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre janeiro e maio, o preço do leite e de seus derivados subiu 10,19%. Apenas o leite longa vida teve aumento de 15,02%.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Entretanto, os consumidores paraminenses estão desconfiando destes índices de aumento. Argumentam que há pouco tempo o litro do leite estava sendo vendido nos supermercados por preços que inferiores a R$ 2,00 o litro. Agora, o caixinha com um litro de leite está custando R$ 3,99 e em alguns casos este preço alto é anunciado como promoção.

Pecuaristas explicam que esse reajuste pode ser explicado pela queda na produção. A época das chuvas é considerada a melhor para o gado leiteiro, mas no último verão as águas chegaram mais tarde e com maior força. Essa instabilidade climática prejudicou as pastagens.

Além disso, a ração para alimentar o gado ficou bem mais cara. Pesquisadores dizem que tem produtor mudando o foco do negócio. Muitos produtores de leite estão migrando para a produção de gado de corte.

Todos esses fatores juntos têm contribuído para que ocorra a diminuição da oferta de leite. Agenor Resende de Carvalho, um dos grandes produtores de leite da região de Pará de Minas, confirma essa situação.

Segundo ele, o velho ditado que a “desgraça nunca chega sozinha” está se cumprindo para os consumidores brasileiros. As altas nos preços do feijão, arroz e do leite, vem dificultando a vida de milhares de famílias que estão assustadas com o custo da alimentação:
agnrres_leite

Agenor Resende de Carvalho
agnrres_leite1

Agenor Resende de Carvalho afirma que os grandes produtores de leite no Brasil mudaram de ramo. Ele explica que a mão de obra nas fazendas está cara e escassa, a conta de energia e os combustíveis estão pesados:

Agenor Resende de Carvalho
agnrres_leite2

A previsão do mercado é de que o preço do leite continue em alta durante os próximos meses. Assim como as crises política e financeira do Brasil, é preciso aguardar os desfechos que estão por vir.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!