Exposição no Museu Histórico retrata as diferentes fases do carnaval em Pará de Minas

Os foliões contam os dias para participar do carnaval 2019. A maior festa popular do Brasil terá início dia 1º de março e prossegue até a madrugada da Quarta-Feira de Cinzas, 6 de março.

O povo vai cair na folia, seja curtindo os desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro, pulando atrás do trio elétrico em Salvador ou ainda curtindo as antigas marchinhas e os blocos temáticos que invadiram os municípios brasileiros, como Belo Horizonte.

A capital mineira até poucos anos ficava quase deserta nos dias de carnaval. Mas nos últimos anos o cenário mudou. Agora são os foliões de outros estados e até do exterior que invadem BH para curtir a festa. Tudo começou com o cadastro de 40 bloquinhos que saíram pelas ruas tocando antigas marchinhas. Agora são quase 600 blocos cadastrados na prefeitura para o carnaval 2019.


A verdade é que o carnaval mexe com o povo brasileiro. Ciente disso a equipe do Museu Histórico montou a exposição “A festa de Momo: registrando os carnavais de Pará de Minas desde 1904.”

A gerente do Museu Histórico Ana Maria Campos afirma que o público poderá ver a mostra que conta a história do carnaval paraminense, que atravessou diversas fases, se adaptando a realidade de cada tempo. A exposição é fruto de muita pesquisa:

Ana Maria Campos
anamariamomo1

Destaque para o apogeu do carnaval em Pará de Minas na década de 1980 do século passado quando escolas de samba como Unidos do Morro e GRESAR atraíam verdadeira multidão para os desfiles que eram realizados na Rua Benedito Valadares:

Ana Maria Campos
anamariamomo2


Em 2019 o município de Pará de Minas também vai aderir ao movimento dos bloquinhos. A programação já está definida e maioria dos eventos será na Praça Torquato de Almeida. Também haverá intervenções carnavalescas nos bairros São Luiz e São Cristóvão.

Para Ana Maria Campos será o retorno do carnaval paraminense as suas origens, ao mesmo tempo em que serve como alternativa para todos os municípios que enfrentam crise financeira, ficando impossibilitados de investir em grandes eventos carnavalescos:

Ana Maria Campos
anamariamomo3 


Todos estão convidados para apreciar a exposição “A festa de Momo”: registrando os carnavais de Pará de Minas desde 1904 ficará em cartaz no Museu Histórico até o dia 1º de março.

As visitas são gratuitas e podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas ou aos domingos das 9 às 12 horas.  O Museu Histórico está localizado à Rua Manoel Batista, 51, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (37) 3231-7790

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!