Copa do Brasil de 2026 terá vaga dupla na Libertadores; vice-campeão será beneficiado
A Copa do Brasil passará a ser ainda mais decisiva para a qualificação de clubes brasileiros na Copa Libertadores da América a partir de 2026. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma novidade que dobrará o número de vagas diretas distribuídas pelo torneio nacional.
A decisão foi comunicada aos clubes durante o Conselho Técnico da Série A. A partir da edição de 2026, a Copa do Brasil classificará dois times para o principal torneio continental da América do Sul.
Detalhes da nova regra
Atualmente, apenas o campeão da Copa do Brasil assegura uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Com a mudança, o vice-campeão do torneio também será premiado com um lugar na competição continental.
A CBF ainda precisa definir se a segunda vaga (destinada ao vice) será para a fase de grupos da Libertadores ou para a etapa classificatória (Pré-Libertadores).
Outro ponto que está sob análise da entidade é o procedimento a ser adotado caso os dois finalistas da Copa do Brasil já tenham garantido a classificação para a Libertadores por meio de suas posições no Campeonato Brasileiro.
Atualmente, o Brasileirão distribui quatro vagas diretas para a fase de grupos da Libertadores e mais duas vagas para a Pré-Libertadores, somando seis clubes que se qualificam pelo campeonato nacional. Com informações da Agência Brasil


