Especialista alerta para importância de cuidar dos rins

Muita gente ignora, mas os rins estão entre os órgãos mais importantes do corpo humano. Eles são responsáveis pelo controle da concentração de substâncias no sangue, garantindo a retirada de tudo que não é bom através da urina.

Quando o rim não vai bem, as pernas podem ficar inchadas, há dificuldade para urinar, pode haver sangue na urina e dor lombar. Entre as doenças estão o cálculo renal, também chamado popularmente de pedra nos rins, a insuficiência renal aguda e crônica. Dependendo do caso o paciente precisa fazer hemodiálise, um método usado em último caso, já que não reverte lesões.

Sobre as doenças renais, o médico nefrologista Geraldo Majella Medeiros de Paula destaca que infelizmente a população ainda negligencia as próprias doenças. É preciso estar atento aos sintomas, manter exames em dia e se cuidar:

ASCOM Prefeitura de Pará de Minas / Divulgação

Geraldo Majella Medeiros de Paula
geraldomajerim1

E como se prevenir de doenças no rim? O médico explica que a alimentação está diretamente ligada aos problemas, além de outros cuidados que é preciso ter diariamente:

Geraldo Majella Medeiros de Paula
geraldomajerim2

Muitos, inclusive profissionais da saúde, ditam quantidade de água que cada um deve ingerir por dia para se manter bem hidratado. Já o nefrologista tem outras dicas que todos podem aderir:

Geraldo Majella Medeiros de Paula
geraldomajerim3

Em Pará de Minas há dois nefrologistas que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos são realizados no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), localizado no bairro Senador Valadares.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!