Pará de Minas regride para onda Amarela do Minas Consciente; Município aguarda deliberação estadual
Na quarta-feira (10) o Governo de MG divulgou que seis regiões do estado estão na fase Vermelha do plano Minas Consciente. Após o Portal GRNEWS ter acesso aos dados, foi constatado que a macrorregião Oeste, que Pará de Minas pertence, se manteve por mais uma semana na onda Amarela.
Mas nesta quinta-feira, 11 de dezembro, o Minas Consciente divulgou detalhadamente em quais fases os municípios estão. Cada cidade é responsável por escolher se segue a onda da macro em que está inserida ou da microrregião.
Pará de Minas, até então, escolhia a fase com menos restrições, especialmente para o comércio em geral. Nesta semana por exemplo, mesmo estando na onda Amarela pela macro, decidiu ficar na Verde pela microrregião.
Porém, a partir de sábado, 12 de dezembro, tanto a macro Oeste como a microrregião, que inclusive Pará de Minas é sede, passam a ser enquadradas na segunda fase do Minas Consciente.
Nesta, fica pelo menos por uma semana até que o governo estadual faça novas avaliações e decida se o Município avança ou regride na etapa.
Na Amarela por exemplo podem funcionar os serviços autorizados na onda Vermelha como os essenciais, serviços de reparo e lojas de informática. Nesta fase estão acrescidos bares para consumo no local mas sem shows; autoescolas e cursos de pilotagem; salões de beleza e atividades de estética; comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; papelarias, lojas de livros, discos e revistas; lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem; comércio de itens de cama, mesa e banho; lojas de móveis e lustres; imobiliárias; lojas de departamento e duty free; lojas de brinquedos; academias com restrições; agências de viagem; e clubes.
Tem ainda novidades em relação a funcionamento do comércio varejista e atacadista. O governo espera que os municípios fiscalizem efetivamente e regularmente os estabelecimentos, que aumente a metragem referência de um cliente para cada 10 metros quadrados, que o horário de comércio seja ampliado, e que bares e restaurantes funcionem até as 22 horas com proibição de consumo em pé, para aumentar o controle do distanciamento.
O Governo de MG também alterou o protocolo que trata dos eventos. Durante o mês de dezembro eles só poderão ocorrer nos municípios que forem enquadrados na onda Verde.
A reportagem do Portal GRNEWS entrou em contato com o Município e segundo o procurador geral Hernando Fernandes, ele aguarda a resolução do Estado para que tome as providências cabíveis em Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.