Pará de Minas terá programação diversificada para celebrar e conscientizar a população no mês da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra é lembrado anualmente em 20 de novembro. A data celebra e conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra no Brasil desde a colonização pelos portugueses.
A escolha do dia 20 de novembro está relacionada a data de morte de Zumbi dos Palmares, em 1.695, sendo ele o maior líder do Quilombo dos Palmares, representando a resistência em Alagoas e no Brasil.
Em Pará de Minas, o Grupo Dandara, de matriz africana e a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional preparam comemorações com a realização de diversos eventos para marcar a data.
A coordenadora do Grupo Dandara, Aparecida Penha, destaca que novembro é um mês muito importante, sendo para eles o “Novembro Negro” festejado devido a ancestralidade:
Aparecida Penha
Cida01
A programação já foi elaborada pelo Grupo Dandara e começa neste sábado, 11 de novembro, na Praça Padre José Pereira Coelho, Centro, com a abertura do “Novembro Negro”, com a apresentação do Abadá Capoeira, Banda Resistência Democrática e o Bloco do Zé Penha:
Aparecida Penha
Cida02
A secretária municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, ficou muito feliz em poder fazer parte desta programação, levando uma mensagem de grande importância contra o racismo:
Andréia Xavier Paulino
Andreia 01
Este ano o tema do “Novembro Negro” é: “Dandara e a representatividade negra”. Uma feira preta também acontecerá na Estação Cultural, além de um desfile afro que tem sido preparado com muito entusiasmo. A programação será encerrada no dia 3 de dezembro, com homenagens à pessoas negras de Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.