Pará de Minas Mostra Arte expande horizontes com exposição “Formas & Expressões” em São João Del Rei
A arte de Pará de Minas atravessa fronteiras com a abertura da exposição “Formas & Expressões”, que abriu suas portas na noite de terça-feira, 08 de julho, na galeria de arte da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João Del Rei. Este evento pioneiro marca o início do projeto “Pará de Minas Mostra Arte”, uma iniciativa que visa promover o intercâmbio cultural com outros importantes centros artísticos de Minas Gerais.

A exposição coletiva exibe uma rica variedade de peças, com destaque para a arte ceramista de autoria de Andréia Bessa, Ângela Lopes, Deguinaldo Miranda, Helena Honório, Leah Bethônico, Maria Helena de Freitas, Renata Firmino e Wagner Vasconcelos. Além das criações em cerâmica, a mostra conta com trabalhos de pintura a óleo do artista Eduardo Rodrigues.

A curadoria da exposição é assinada por Érica Gaede, diretora da Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria (Sica), que convida o público a uma jornada por um território sensível onde o tempo se manifesta nas curvas do barro e nas camadas de cor:

Érica Gaede

O diferencial da cerâmica paraminense e a riqueza do intercâmbio
Para Adriana Gomes, Secretária Municipal Adjunta de Cultura e Turismo de São João Del Rei, receber a mostra é de grande importância, destacando a singularidade da cerâmica paraminense:

Adriana Gomes

Wagner Vasconcelos, mestre ceramista e um dos expositores, reforça a importância desse movimento. Ele também ressalta a identidade única da cerâmica de Pará de Minas que traz beleza que hoje em dia não se encontra mais esse tipo de produção mais simples e rústica:

Wagner Vasconcelos

Oportunidade para artistas e para o público
Helena Honório, integrante do Grupo de Produção de Cerâmica e ceramista há mais de 25 anos, compartilha o orgulho em fazer parte da iniciativa, enfatizando como essa interação entre as cidades enriquece o cenário cultural. Ela vê a exposição como uma forma de incentivar a produção artística na cidade:

Helena Honório

Érica Gaede explica que São João Del Rei foi escolhido como a primeira cidade para o intercâmbio pelo seu valor histórico e cultural, sendo um cenário perfeito para a troca artística. O próximo passo é receber artistas de São João Del Rei em Pará de Minas, consolidando essa via de mão dupla na promoção da arte e da cultura.


Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.