Saúde confirma que o Governo de MG libera só um exame mensal de cateterismo eletivo para os quase 100 mil habitantes de Pará de Minas

A Secretaria Municipal de Saúde, realizou no fim da tarde desta segunda-feira, 10 de julho, antes da reunião semanal ordinária da Câmara Municipal, a prestação de contas do primeiro quadrimestre do ano de 2023.

O Portal GRNEWS acompanhou a apresentação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde mostrando dados e ações contidos no 1º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) deste ano. Os integrantes da Comissão de Saúde do Legislativo paraminense e demais vereadores puderam fazer questionamentos e comentários sobre os serviços.

Durante a apresentação foram detalhados avanços, bem como os desafios e conquistas no que se refere a prestação e serviços da Saúde pública em Pará de Minas.


Mas, na avaliação do secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty, o balanço das ações é muito positivo nos primeiros quatro meses deste ano. Destaca que um dos pontos que merece reflexão é o aumento expressivo de atendimentos na UPA 24 horas, sendo que mais de 90% são pacientes de Pará de Minas:

Wagner Magesty
wagnercontas1

O secretário também chama atenção para o aumento considerável do número de cirurgias eletivas realizadas no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e em outros hospitais conveniados:

Wagner Magesty
wagnercontas2

Um ponto que chamou a atenção dos presentes durante a prestação de contas da Saúde, é o fato de Pará de Minas ter quase 100 mil habitantes e o Governo de Minas Gerais liberar apenas um exame mensal de cateterismo eletivo ou 12 por ano. A exceção fica por conta de casos de urgência e emergência, nos quais os pacientes têm acesso a esse exame. Para não deixar a população desassistida, a Prefeitura de Pará de Minas pagou quase 150 exames extras, que de acordo com o secretário tem custo elevado:

Wagner Magesty
wagnercontas3


Justamente pelo custo elevado, a Secretaria Municipal de Saúde já iniciou tratativas para avaliar a possibilidade a realização desses exames no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Pará de Minas:

Wagner Magesty
wagnercontas4

Wagner Magesty também falou aos vereadores sobre os desafios para manter e ampliar a estrutura física rede de Saúde pública, além das dificuldades para conectar todas as unidades, principalmente as mais distantes:

Wagner Magesty
wagnercontas5


No dia 3 de abril deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a prestação de contas referentes ao terceiro quadrimestre do ano de 2022. Na ocasião, o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, destacou que no ano passado foram investidos mais de 38% da receita do Município de Pará de Minas em Saúde púbica.

O número referente ao ano de 2022 é expressivo, considerando que o preconizado pela Constituição Federal é investir um percentual 15% da receita municipal. Destacou que com esse investimento feito pelo prefeito Elias Diniz (PSD), mais que o dobro do previsto em lei, possibilitou proporcionar diversas melhorias e aperfeiçoar os atendimentos e serviços ofertados a população de Pará de Minas na área de Saúde pública.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!