Polícia Militar de Minas Gerais celebra 250 anos de história e serviço

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) celebrou, ontem (9/6), seus 250 anos de existência com uma solenidade que contou com a presença do governador Romeu Zema. Presente em todos os 853 municípios mineiros, a PMMG é a instituição militar mais antiga do estado e uma das mais respeitadas do Brasil.

A força que protege o povo mineiro
Com o lema “A Força do Povo Mineiro. Presença que protege”, a PMMG planejou uma série de eventos ao longo do ano para celebrar seu jubileu com o público interno e a população. Um dos pontos altos foi a entrega da Medalha Alferes Tiradentes, a mais alta comenda da corporação, realizada na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, com a presença do público.

Criada em 1989, a medalha visa reconhecer personalidades e entidades que prestaram serviços relevantes à PMMG. Romeu Zema foi um dos homenageados, juntamente com 112 civis e 70 militares.

“É uma honra muito grande ser governador de Minas Gerais e comandar a Polícia Militar do nosso estado. Eu costumo dizer que a Polícia Militar de Minas Gerais não é temida, ela é respeitada. Não existe uma via pública em que a nossa PMMG não entra. Isso demonstra a importância dela, afinal, pouquíssimas instituições no Brasil têm 250 anos de existência”, declarou o governador.

A PMMG é composta por cerca de 40 mil militares, incluindo homens e mulheres – que começaram a integrar a corporação em 1981 –, além de aproximadamente 4,5 mil servidores civis. A estrutura da corporação é dividida em 19 regiões, que abrangem grupos de municípios.

O comandante-geral da PMMG, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, afirmou: “Nós somos a Polícia Militar mais antiga do Brasil, somos patrimônio do povo mineiro. Hoje, somos uma corporação moderna, respeitada e comprometida com os valores democráticos, com os direitos humanos e a justiça social. Estamos aqui para garantir a segurança de todos os mineiros.”

Investimentos e resultados em segurança pública
Desde o início da atual gestão, em 2019, até abril de 2025, a PMMG recebeu investimentos da ordem de R$ 895 milhões. Esses recursos foram aplicados na ampliação de estruturas, aquisição de veículos e equipamentos modernos, e aumento do efetivo, entre outras melhorias.

Com esse aporte, foram adquiridas mais de 4,6 mil viaturas, 11 mil armamentos e cerca de 75 mil equipamentos policiais, além de investimentos em tecnologia. Para 2025, está previsto um novo aporte de R$ 68,8 milhões para continuar fortalecendo a segurança no estado.

Graças ao trabalho integrado das Forças de Segurança, Minas Gerais se destaca como um dos estados mais seguros do país. Os índices de crimes violentos apresentaram uma queda significativa, passando de 95,5 mil registros em 2018 para 32,3 mil em 2024.

Uma história de serviço à sociedade
A história da PMMG tem suas raízes no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, sediado em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto. Fundada em 1775, a corporação era inicialmente conhecida como Força Pública e teve entre seus membros Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, figura central da Inconfidência Mineira.

Cumprindo sua missão constitucional de policiamento ostensivo e preservação da ordem pública, a PMMG evoluiu ao longo dos anos. Atualmente, a corporação oferece um amplo portfólio de serviços para atender às diversas necessidades da comunidade, que incluem policiamento ostensivo, trânsito, meio ambiente, combate à violência doméstica, patrulha rural e escolar, entre outros. Com informações da Agência Minas

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!