Vereadores reforçam a necessidade de melhorar a proteção nas escolas de Pará de Minas, mas sem criar pânico

O Portal GRNEWS acompanhou a reunião semanal ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas na noite dessa segunda-feira, 10 de abril. Em pauta apenas um projeto e mais de 30 requerimentos com solicitações diversas.

O Projeto de Lei Ordinária nº 30/2023 que institui a Política Municipal para a População em Situação de Rua no Município de Pará de Minas, de autoria do vereador Gustavo Henrique Duarte Silva (PSDB), foi retirado de pauta com pedido de vistas feito pelo vereador Dilhermando Rodrigues Filho (PSDB). O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal Márcio Lara (PSD) também disse que o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina Neto, havia solicitado a retirada do projeto para que o debate sobre o tema seja ampliado, antes da votação em plenário.


Porém, o assunto dominante entre os vereadores paraminenses foram os ataques recentes à escolas pelo Brasil. Um deles em uma escola de São Paulo resultou na morte de uma professora de 71 anos. Outros três professores e um estudante ficaram feridos no ataque. Um estudante também foi atendido em estado de choque. Posteriormente, outro ataque que causou a morte de quatro crianças em uma escola de Blumenau (SC) e ferimentos em outras crianças. Também foi registrada uma tentativa de ataque que causou ferimentos em três pessoas em um colégio de Manaus (AM).

Para piorar o cenário e aumentar a tensão, foram veiculadas diversas mensagens falsas citando possíveis ataques. Além dessas, surgiu outra que viralizou nas redes sociais com uma lista de possíveis escolas que seriam alvos de ataques em Minas Gerais. O Município de Pará de Minas aparece nesta lista. Fake News? Verdade? Ainda não se sabe. Mas as autoridades já estão investigando a autoria dessa lista.

Esse assunto foi predominante no Legislativo paraminense. Os vereadores reforçaram a necessidade de aumentar a rede de proteção nas escolas de Pará de Minas, mas sem criar pânico na comunidade escolar.

Inclusive esta prioridade será pauta de uma reunião multissetorial na manhã desta terça-feira, 11 de abril, com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Educação e dos vereadores que formam a Comissão de Educação, Cultura e Esporte e também a Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Pará de Minas.

A presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, vereadora Irene Susana da Silva de Melo Franco (PSB) disse ao Portal GRNEWS que já conversou hoje (10) sobre a ampliação da rede de proteção nas escolas com a secretária municipal de Educação, Marluce Souza Pinto Coelho:

Irene Susana da Silva de Melo Franco
escolasirene1


A vereadora disse que, em coautoria com o vereador Gladstone Corrêa Dias (PSDB), apresentou um requerimento durante a reunião da Câmara Municipal solicitando explicações sobre o plano de ação e situação da rede de proteção das escolas municipais em Pará de Minas:

Irene Susana da Silva de Melo Franco
escolasirene2

Irene Susana da Silva de Melo Franco falou ainda que os pais precisam conversar com seus filhos e repassar orientações educativas para que eles se mantenham calmos. Ressalta que esse papel de tranquilizar os alunos também cabe à escola:

Irene Susana da Silva de Melo Franco
escolasirene3

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, vereador Sérgio Martins Vargas (MDB), que é militar da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), também falou ao Portal GRNEWS sobre a preocupação com as escolas. Citou que a Polícia Militar já lançou uma operação para proteger os ambientes escolares e lembrou que os aspirantes em treinamento para formar a Guarda Civil Municipal de Pará de Minas também iniciaram nesta segunda-feira (10) o período de estágio e podem ajudar neste processo:


Sérgio Martins Vargas
escolasserginho1

O vereador Luiz Fernando de Lima (Cidadania) disse ao Portal GRNEWS que é preciso tomar todas as providências para garantir a segurança de todos nas escolas de Pará de Minas, além de um trabalho específico em casa e nas escolas para que ninguém entre em pânico com alardes nas redes sociais que não se sabe se procedem:


Luiz Fernando de Lima
escolasluiz1

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Márcio Lara, também comentou sobre esta necessidade de melhorar a rede de proteção nas escolas, assunto que predominou durante a reunião da noite desta segunda-feira (10):


Márcio Lara
escolasmarcio1  

Durante a reunião os vereadores também usaram a tribuna livre do Legislativo paraminense para se manifestarem sobre temas diversos, sendo a maioria cobrando melhorias em diversas áreas da administração municipal. Também aprovaram por 15 votos a 0 um pacote com 34 requerimentos com o mesmo teor dos pronunciamentos.


A única ausência justificada na reunião foi a do vereador Marcílio Magela de Souza (MDB) que não pôde comparecer ao encontro semanal devido a problemas de saúde na família.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!