Casos de Dengue continuam aumentando e aliada à Covid-19 doenças podem colapsar sistema de saúde

O número de casos de Dengue em Pará de Minas continua aumentando. É o que mostra novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). No ano passado, o documento era divulgado praticamente a cada 15 dias, mas com o crescimento no número de casos, a SES tem apresentado semanalmente os dados das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Em relação à Dengue, já foram registrados em Minas Gerais, 8.773 casos prováveis, sendo que 2.732 foram confirmados. Um óbito também está confirmado em decorrência da doença e outras duas mortes estão em investigação.

Quanto à Febre Chikungunya, são 1.587 casos prováveis, 780 confirmados e nenhum óbito em todo o estado. Já em relação ao Zika vírus, são 66 casos registrados até agora sendo que cinco foram confirmados.

O Portal GRNEWS apurou que Pará de Minas tem, segundo a SES, 140 casos de Dengue. No último boletim divulgado, há sete dias, eram 126 registros. Isso mostra que a média de casos diários notificados na cidade continua em 2,1%.

O poder público precisa agir de maneira mais eficaz no combate ao mosquito transmissor da Dengue, e mais uma vez a população deve se unir e fazer o dever de casa. Não custa nada tirar dez minutos por semana e fazer uma limpeza no quintal.

É preciso tirar os materiais inservíveis que possam acumular água e dar a eles a destinação correta. Tem que tomar cuidado também com os vasos de plantas e caixinha de degelo localizada atrás da geladeira. Se cada um fizer sua parte, a cidade inteira consegue combater o Aedes aegypti.

Sem contar que o sistema de saúde, tanto público como privado, está em alerta máximo devido o número de casos de COVID-19 registrados em todo o país, e na região Centro-Oeste mineira não é diferente. Caso o número de internações por Dengue também cresça, o sistema pode colapsar e aí não vai adiantar reclamar e buscar culpados, já que o Aedes aegypti só está aí porque muita gente não cuida do próprio quintal.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!