GRNEWS TV: Debate da nova lei e pacientes com fibromialgia relatam a dor invisível

Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, a Câmara dos Deputados sediará no dia 11 de novembro, às 17h, uma audiência pública para discutir a regulamentação da Lei nº 15.176/2025, sancionada em julho pelo presidente Lula. A norma cria o Programa Nacional de Proteção a Pessoas com Fibromialgia, Fadiga Crônica e condições semelhantes, estabelecendo políticas de atendimento multidisciplinar, incentivo à pesquisa científica e mecanismos de inclusão no mercado de trabalho. Entre as pessoas convidadas, Flávia Mesquita, presidente da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas (Anfibro).

Veja também
Câmara dos Deputados realiza audiência pública sobre nova lei de proteção a pessoas com fibromialgia

Assunto sério
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Margarida Hermes e Edvania Maximiano, integrantes do Grupo Mulheres de Fibro falaram sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas diagnosticadas com Fibromialgia em Pará de Minas.

A dor que não se vê, mas que existe
Conviver com uma dor invisível é um dos maiores desafios para quem enfrenta doenças como a fibromialgia. “Quem vê a cara, não vê a dor”, dizem muitas dessas pessoas, que lutam diariamente por reconhecimento. A ausência de sinais visíveis faz com que até profissionais de saúde, muitas vezes, não percebam a gravidade da condição, dificultando o acesso a tratamentos adequados.

A busca por atendimento digno
A luta vai além do alívio da dor. É também por um olhar mais atento do poder público, oferecendo atendimentos multidisciplinares para quem convive com doenças invisíveis precisam de serviços especializados, como fisioterapia, pilates e acompanhamento psicológico, custeados pelo SUS.

Conquistas que ainda não saíram do papel
Apesar de avanços, como a aprovação de um projeto que garante o cartão de identificação da pessoa com fibromialgia, a realidade mostra outro desafio: a burocracia. Mesmo regulamentado, o cartão ainda não está sendo emitido, o que impede o acesso facilitado a serviços e benefícios. A esperança agora é que o diálogo com gestores municipais e estaduais traga, enfim, a mudança necessária.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!