Não sabe o que fazer para evitar e como tratar acnes e espinhas? Dermatologista dá dicas

Todo mundo em algum momento da vida tem ou terá acne, inflamação de um folículo que causa desconforto em muita gente. O excesso de oleosidade na pele deixa os poros obstruídos aumentando a proliferação das bactérias, daí surgem os cravos. E quando tem a inflamação vem a espinha.

Durante a puberdade os níveis hormonais ficam elevados o que estimula a pele a produzir mais sebo, aumentando as espinhas e cravos no rosto.

Antes uma pele com espinha ou acne era sinônimo de sujeira, o que foi desmistificado há anos por especialistas. As inflamações são causadas principalmente por hormônios, medicamentos como corticoides e andrógenos e alimentação. Sim, dependendo da dieta, pode favorecer o aumento das erupções na pele, como o consumo excessivo de produtos lácteos e alimentos ricos em carboidratos como pães, biscoitos e batata frita.

A dermatologista Carolina Lamounier destaca que a acne é comum especialmente nos adolescentes, e é preciso tratar para evitar marcas futuras:


Carolina Lamounier
carolinalamounieracne1

Carolina Lamounier ainda destaca a importância de não espremer cravos e espinhas, pois além de contaminar a área com bactérias que estão nas unhas, pode deixar marcas que são difíceis de apagar.

Além disso, os adultos devem ficar atentos às acnes que surgem com o passar dos anos. Elas são diferentes das espinhas comuns nos adolescentes e é preciso investigar as causas:

Carolina Lamounier
carolinalamounieracne2

Quanto ao tratamento, há várias formas de acabar de vez ou pelo menos minimizar a acne. Uma das opções é um medicamento cujo principal ativo é a isotretinoína, o famoso Roacutan, temido por uns e adorado por outros.

Segundo a dermatologista cada caso é analisado individualmente e o profissional é o responsável por definir qual tratamento é o mais indicado. O paciente recebe todas as informações de prós e contras dos remédios e opta pelo que melhor atender suas necessidades:

Carolina Lamounier
carolinalamounieracne3

Há ainda formas naturais de evitar o aparecimento da espinha e da acne. Não há comprovação científica que estes tratamentos realmente cumprem o papel, mas não custa tentar e não faz mal à saúde, pois são naturais.

O óleo de peixe ajuda a combater o envelhecimento e melhora a circulação, com isso o ômega 3 mantem a pele sempre nova e limpa.

Produtos à base de vitaminas C e E acalmam a pele, tendo ainda efeito anti-inflamatório.

O zinco oral, encontrado em castanhas do Pará e gérmen de trigo, também ajuda a acalmar a pele irrita.

Proteger-se do sol é essencial, por isso é importante não esquecer o protetor solar.

Evitar pressionar a pele também é importante. Quem é propenso à acne, deve proteger a pele do contato com telefones, capacetes, correntes e mochilas, por além de irritar o rosto, coloca em contato com microrganismos.

Cutucar e apertar a área afetada também não é recomendado, uma vez que podem aparecer ainda mais acnes ou cicatrizes na pele.

Procurar um profissional qualificado é a melhor opção para prevenir e tratar acnes e espinhas. A dermatologista Carolina Lamounier atende na Clinmed Medicina Especializada, localizada na Avenida Presidente Vargas, 164, Vila Raquel, em Pará de Minas. Consultas podem ser agendadas pelo telefone é o (37) 3231-6020. A Clinmed oferece descontos especiais para associados Jadapax Cuidar e atende usuários dos convênios Unimed e Amil.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!