Biomédica ensina como usar máscaras corretamente e quais são mais eficientes contra o novo coronavírus

As máscaras se tornaram uma das principais medidas de proteção no processo de enfrentamento ao novo coronavírus. Aliada à higienização das mãos e o distanciamento social, elas são indispensáveis atualmente para evitar a propagação da Covid-19.

Para tirar todas as dúvidas e orientar a população, o Portal GRNEWS ouviu a biomédica, mestre em Patologia, Rafaela de Oliveira Silva. Ela é professora universitária e coordenadora do curso de Biomedicina do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e responsável pelo projeto de extensão Saúde Coletiva. É ainda delegada do Conselho de Biomedicina da 3ª Região. Atua ainda em Interpretações de exames, Biossegurança, Saúde Estética Avançada e Ozonioterapia.

A primeira recomendação da profissional é estar atento às mascaras de tecido. Elas são as mais utilizadas devido o custo benefício, já que podem ser lavadas e usadas novamente. Mas pra isso é preciso observar quantidade de camadas da máscara:

Foto: arquivo pessoal

Rafaela de Oliveira Silva

Vm
P

Hoje, mais de um ano depois do início da pandemia, surgiram vários modelos de máscaras, que se tornaram até mesmo um acessório. Mas para se proteger, é preciso ficar de olho também no tipo de tecido utilizado na confecção:

Rafaela de Oliveira Silva

Vm
P

Após escolher a máscara, hora de usá-la e pra isso, não vale deixar o acessório de qualquer jeito ou colocar a mão a todo instante:

Rafaela de Oliveira Silva

Vm
P

Uma novidade que surgiu durante a pandemia são as máscaras com tecnologia antibacteriana e antifúngica. Elas podem até ajudar na prevenção, como destaca a biomédica:

Rafaela de Oliveira Silva

Vm
P

Há ainda as máscaras cirúrgicas, muito utilizadas nas unidades de saúde devido à proteção. Estas, devem ser trocadas em no máximo quatro horas e também se estiver úmida. Não podem ser reutilizadas pois perdem toda a funcionalidade:

Rafaela de Oliveira Silva

Vm
P

Rafaela de Oliveira Silva também destaca algumas formas utilizadas pelas pessoas para se sentirem mais à vontade com a máscara, mas que não ajudam em nada na proteção:

Rafaela de Oliveira Silva

Vm
P

Outra proteção citada por ela são as face shield, desde que usadas com a máscara:

Rafaela de Oliveira Silva

Vm
P

No caso das máscaras de tecido, o recomendado é tirá-las e colocar em um balde com água e água sanitária, deixando por 30 minutos. A proporção é de uma colher de sobremesa de água sanitária para cada meio litro de água potável. Em seguida lave a máscara sem misturar com outras roupas, usando o sabão de sua preferência. Enxague bem, coloque no sol para secar e passe com ferro quente.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!