Pesquisa pioneira quer saber quais sequelas afetaram os paraminenses pós-Covid-19

Pará de Minas confirma 13.704 exames positivos para o novo coronavírus até esta quarta-feira, 9 de março. Muitos nem sabem, mas possuem sequelas da Covid-19. Antes o vírus atacava especialmente o pulmão e depois que os sintomas desapareciam, os problemas respiratórios continuavam, hoje há sequelas em várias partes do corpo e órgãos.

Desde problemas neurológicos a dores no corpo, falta de paladar e olfato que perduram por meses e até impotência sexual.

Como o governo tem investido no tratamento dos pacientes diagnosticados com a doença, é preciso também pensar a longo prazo, em como a União e o estados ajudarão os municípios a tratar os pacientes sequelados.

Em Pará de Minas o Ambulatório Municipal de Fisioterapia Vânia Maria da Silva atende desde 2021 as pessoas com sequelas da Covid-19. No espaço são oferecidos tratamentos para as mais variadas doenças e muitos já se recuperaram totalmente após passar algumas meses com os profissionais.

Porém, é preciso estender os atendimentos e pra isso é necessário saber quais os tipos de sequelas os que testaram positivo para a doença tem. Diante disso, a pesquisadora da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte Bárbara Oliveira decidiu fazer um estudo pioneiro em Pará de Minas. Uma pesquisa é realizada com quem teve o exame positivado:


Bárbara Oliveira

barbaraolivpesqucov1

Todos os paraminenses que tiveram Covid-19 podem participar da pesquisa, que é um questionário que demora cerca de 10 minutos para ser preenchido. São solicitadas informações sobre dados demográficos, condições de saúde antes e depois de contrair o novo coronavírus, gravidade e sintomas apresentados, necessidade de internações e sobre a qualidade de vida atual:

Bárbara Oliveira
barbaraolivpesqucov2

Guilherme Morais é o fisioterapeuta responsável pelo Ambulatório Municipal de Fisioterapia e destaca a importância da pesquisa para saber de fato o que os paraminenses que se infectaram sentem após a doença ser tratada:


Guilherme Morais

guilhermempesqucov1

A pesquisa será encerrada no dia 29 de abril. Quem ainda não respondeu ao questionário pode acessar AQUI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!