Prefeitura e Águas de Pará de Minas assinam termo de recebimento provisório da adutora do Rio Pará

O Município de Pará de Minas afastou de vez o fantasma do racionamento de água. Como o Portal GRNEWS adiantou ontem (8), após 209 dias de obras a mineradora Vale cumpriu a promessa e entregou a adutora do Rio Pará.

A prefeitura e a Águas de Pará de Minas assinaram o termo de recebimento provisório do Sistema de Abastecimento do Rio Pará. A concessionária agora pode operar o sistema e direcionar eventuais problemas que devem ser solucionados pela mineradora.

A adutora foi construída após o Rio Paraopeba ser contaminado por rejeitos de minério e a água se tornar imprópria para consumo. Pará de Minas captava água em um ponto do Paraopeba e a atividade teve que ser interrompida em janeiro de 2019.

A obra foi entregue oficialmente na semana quinta (4). O prefeito Elias Diniz (PSD) classificou a nova adutora como marco no abastecimento de água na cidade e destaca o empenho do Município e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) através da Promotoria de Meio Ambiente da Comarca de Pará de Minas para conseguir o Termo de Compromisso junto a mineradora:


Elias Diniz

eliasdadutoraent1

Agora a concessionária Águas de Pará de Minas inicia a chamada operação assistida. Durante 60 dias os profissionais vão avaliar a confiabilidade e segurança da adutora até que ela seja entregue definitivamente.


O superintendente da concessionária Rodrigo Assad Macool destaca que a obra foi fiscalizada em todos os sentidos e durante a construção o abastecimento de água foi garantido a todos os imóveis paraminenses:

Rodrigo Assad Macool
rodrigoamadutoriop1

A nova adutora tem capacidade e autorização para captar 284 litros por segundo, ou seja, um milhão de litros de água por hora. Rodrigo Assad Macool ainda destaca que a Estação de Tratamento de Água (ETA) da concessionária tem total capacidade para tratar o que for captado no rio:

Rodrigo Assad Macool
rodrigoamadutoriop2

A obra será entregue ao Município que vai repassar o sistema à Águas de Pará de Minas, que é a responsável pelo abastecimento na cidade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!