Pará de Minas reduz crimes violentos em 34,22%; registros de violência doméstica também diminuíram

Houve redução de 33,78% na criminalidade violenta em Minas Gerais entre janeiro e outubro de 2020. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas (Sejusp). Comparando ao mesmo período do ano passado, 14 dos 15 índices monitorados apresentaram diminuição considerável.

O estudo da Sejusp analisou as ocorrências registradas no Banco de Crimes Violentos que abrange estupros consumado e tentado, de vulnerável consumado e tentado; extorsão consumado, tentado e mediante sequestro; homicídios tentado e consumado; roubos tentado e consumado; e sequestro e cárcere privado.

Os números de Pará de Minas também foram atualizados pela Secretaria. A cidade registrou 123 crimes violentos entre janeiro e outubro de 2020. O maior número em fevereiro, quando 23 ocorrências do tipo foram registradas. A redução, segundo a Sejusp, foi de 34,22% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Portal GRNEWS teve acesso às planilhas da Secretaria, que mostram quantos crimes de cada natureza foram registrados em Pará de Minas.

Até agora a cidade teve 30 veículos roubados e 88 furtados.

Quanto aos furtos, são 330 desde janeiro. No furto consumado, os dados incluem cargas, estabelecimento comercial, residência, transeunte e transporte coletivo. A redução é de 51,61% em relação ao período analisado em 2018 e 2019, que teve o total de 809 ocorrências desta natureza.

Em relação aos roubos, de janeiro a outubro foram 39, número bem menor que o registrado em 2019, que teve 114 no total. A maioria dos registros foi em estabelecimento comercial, seguido por transeunte e residência.

Nos dez primeiros meses do ano, foram 189 registros de lesão corporal. Já no caso dos homicídios, oito pessoas foram assassinadas em Pará de Minas este ano. Quatro somente em março. A redução, em relação ao mesmo período do ano passado, é 11,11%.

O estudo também mostra a quantidade de registros de violência doméstica e familiar. Os agressores são, em sua maioria, cônjuge, ex-cônjuge, filho ou enteado, irmão, namorado, relacionamento extraconjugal e pais. Em 2020, até outubro, 408 mulheres sofreram algum tipo de violência, número relativamente menor ao mesmo período do ano passado, quando 501 mulheres foram agredidas em Pará de Minas.

Quanto ao feminicídio, quando a mulher é morta apenas pelo fato de ser mulher, foi registrada uma tentativa no mês de fevereiro e dois consumados em março e junho deste ano.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!