Pará de Minas inaugura oficialmente Sistema de abastecimento de água do Rio Pará

Em fevereiro deste ano, como o Portal GRNEWS adiantou, foi entregue à Prefeitura de Pará de Minas a adutora do Rio Pará, localizada entre os municípios de Pará de Minas e Conceição do Pará. A Águas de Pará de Minas, concessionária responsável pelo abastecimento de água na cidade, iniciou então a fase de operação assistida, onde todos os testes poderiam ser feitos e caso houvesse algum problema a mineradora Vale seria a responsável pela manutenção.


Em abril a adutora foi entregue em definitivo para o Município, a concessionária responsável já utilizava água do Rio Pará quando necessário, mas ainda faltavam alguns documentos, o que foi finalizado recentemente.


Com tudo pronto, a adutora foi inaugurada oficialmente na tarde desta segunda-feira, 8 de novembro.


Dezenas de pessoas participaram da solenidade que aconteceu na Praça Afonso Pena, bem em frente à sede da Prefeitura. Autoridades políticas, representantes de outros municípios e órgãos, além da população, participaram do encontro.

O prefeito Elias Diniz (PSD) definiu o momento como histórico, onde mesmo com tantos problemas, mortes e perdas materiais, o crime ambiental registrado em janeiro de 2019 em Brumadinho, deixa um legado:


Elias Diniz

eliasdinaadut1

O novo sistema tem capacidade de captar 284 litros por segundo, média de um milhão de litros de água por hora, que é a mesma vazão do Paraopeba, que a cidade tinha antes do rompimento da barragem.

Para o diretor da Águas de Pará de Minas, Rodrigo Assad Macool, a inauguração da adutora afasta de vez os problemas de racionamento na cidade:


Rodrigo Assad Macool

rodrigoaadut1

Quem também participou da inauguração em Pará de Minas foi Alexandre Silveira, presidente do Partido Social Democrático (PSD) em Minas Gerais – partido do prefeito Elias Diniz e do deputado federal Diego Andrade – que é também suplente do senador Antônio Augusto Anastasia.


Esta não é a primeira vez que o atual diretor da presidência do Senado vem a Pará de Minas e ressaltou que a cada visita, a cidade se desenvolve ainda mais:


Alexandre Silveira

alexsiladut1

O Termo de Compromisso (TC) para construção da adutora, além de outras medidas de reparação, foi assinado no dia 18 de março pela Vale, Prefeitura de Pará de Minas, Águas de Pará de Minas e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) representado pela Promotoria de Meio Ambiente da Comarca de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!