Municípios da região passam para Onda Vermelha do Minas Consciente mas Pará de Minas permanece na Amarela

O Governo de MG divulgou nesta quinta-feira, 8 de outubro, as classificações de todas as macro e microrregiões do estado. Pará de Minas, na macrorregião Oeste, permanece na Onda Amarela do plano Minas Consciente pelo menos até o dia 17 de outubro, quando novos dados serão divulgados.

A cidade também é sede da microrregião que está enquadrada na Onda Amarela. O município aderiu ao plano estadual no dia 20 de julho e desde então segue as recomendações estaduais.

O Portal GRNEWS apurou também que duas microrregiões bem próximas a Pará de Minas estão na Onda Vermelha até sábado, 17 de outubro. Itaúna que já estava classificada nesta onda e Bom Despacho, antes na Verde.

Para analisar e classificar as regiões, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) utiliza sete indicadores agrupados em três eixos, como a incidência, com a taxa de COVID-19, positividade de exames e percentual de suspeitas; a capacidade de atendimento como ocupação e disponibilidade de leitos; e ainda a velocidade de avanço da doença, como variação de positividade dos exames na rede pública e variação da taxa de incidência.

Uma das formas de cálculo da incidência é saber se o município teve mais de 50 casos confirmados do novo coronavírus nos últimos 28 dias. No caso de Pará de Minas, são 176 novos testes positivos entre 11 de setembro e 8 de outubro. Mas o cálculo ainda analise número de leitos e exames realizados.

Ainda segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Pará de Minas tem 51,06% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados e 27,66% são de pacientes com COVID-19.

Já o isolamento social na cidade é de 35,27%, enquanto a média no país é de 38,40%.

A maioria dos paraminenses que se infectou com o novo coronavírus tem entre 30 e 39 anos, são do sexo masculino e ficaram em isolamento domiciliar. Até agora apenas 10,66% do total de pacientes ficou internado. Na cidade a letalidade da doença está em 1,80%.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!