Detran terá que oferecer intérprete de libras para exame de direção após decisão da Justiça em Pará de Minas

Uma decisão da juíza Gabriela Andrade de Alencar Ramos, do 2º Juizado Cível da Comarca de Pará de Minas, pode abrir portas para milhares de pessoas com deficiência auditiva a partir de agora. É que um paraminense, portador de surdez neurossensorial profunda bilateral, entrou com um procedimento cível para que seja acompanhado por um intérprete de libras no processo de habilitação para direção de veículos automotores.

É que o rapaz foi reprovado, pois o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), não autoriza acompanhantes, mesmo que a pessoa seja deficiente auditivo. Sem contar que desrespeita a Resolução 558 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que “autoriza ao candidato a condutor de veículos automotores com deficiência auditiva o acesso a Libras quando da realização de exames referentes à CNH”. Também pesou a Lei nº 10.379/1991 que “determina ao Estado de Minas Gerais oferecer ao público externo atendimento particularizado, por meio de profissionais intérpretes da língua de sinais, quando houver solicitação”.

A notícia foi bem recebida pelo jovem que entrou com o procedimento cível. O Portal GRNEWS conversou com a família do rapaz que está na expectativa para os próximos passos da tão sonhada carteira de motorista.

Como Luan Divino Cândido, de 21 anos, se comunica pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), as perguntas foram feitas a ele e respondidas pelo intérprete Dênis Carlos da Rocha. Ele conta como todo esse sonho de ser mais independente começou:


Luan Divino Cândido / intérprete: Dênis Carlos da Rocha

deniscarlosdetr1

Destaca ainda a dificuldade que é para um deficiente auditivo entender a língua portuguesa, porque para eles a língua principal é a libras. Agora vai continuar estudando pra tirar a CNH:

Luan Divino Cândido / intérprete: Dênis Carlos da Rocha
deniscarlosdetr2

Dênis Carlos da Rocha ressalta ainda a importância de alguém para ajudar a interpretar as questões para os deficientes auditivos:


Dênis Carlos da Rocha

deniscarlosdetr3

A mãe de Luan Divino Cândido foi uma das incentivadoras para que ele conseguisse a tão sonhada CNH. Lucimar Cândido é professora e também intérprete, e contou a necessidade de respeitar a legislação:


Lucimar Cândido

lucimarcdetr1

Acredita ainda que a decisão da juíza vai abrir portas pra milhares de outras pessoas:

Lucimar Cândido
lucimarcdetr2

A decisão é ainda mais comemorada neste mês, conhecido como Setembro Azul, de visibilidade da comunidade surda.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!