Emater-MG dá dicas para agricultores evitarem perdas nas plantações devido ao tempo seco e frio
O consumidor já está sentindo no bolso o resultado da frente fria que chegou com força ao país no final de julho. Frutas, verduras, legumes e vários outros alimentos estão bem mais caros, interferindo diretamente no orçamento familiar, conforme publicado pelo Portal GRNEWS.
É que o tempo seco aliado às baixas temperaturas, causaram verdadeiros estragos nas lavouras brasileiras. Em Minas Gerais por exemplo a situação está difícil para os agricultores, onde muitos perderam toda a plantação, principalmente os produtores de café, cujas lavouras não suportaram a geada.
O escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Minas Gerais de Pará de Minas já percebeu alguns problemas nas plantações de agricultores paraminenses, como conta o extensionista Fábio Alves de Morais:
Fábio Alves de Morais
fabioamlavgeada1
Como a maioria das plantações são extensas, não há muito o que o agricultor fazer para prevenir perder a lavoura por causa de geadas. Mas o extensionista dá algumas dicas importantes que podem minimizar os problemas causados pelo tempo seco e frio:
Fábio Alves de Morais
fabioamlavgeada2
A Emater também iniciou um monitoramento das lavouras que tiveram problemas com as geadas recentes. Laudos serão elaborados e enviados para a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que fará um levantamento das perdas. O intuito é auxiliar os produtores na superação da situação de emergência:
Fábio Alves de Morais
fabioamlavgeada3
O mapeamento da Emater em parceria com equipes do programa Certifica Minas Café incluirá plantações de café, olericultura, fruticultura, floricultura e pastagens.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.