Com 209 dias de atraso Vale entrega adutora do Rio Pará e garante abastecimento de água em Pará de Minas

Após um acordo firmado entre mineradora Vale, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) através da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente da Comarca de Pará de Minas, Águas de Pará de Minas e prefeitura, teve início em outubro de 2019 a construção da adutora do Rio Pará, que será utilizada para captar água naquele manancial e abastecer Pará de Minas pelos próximos anos.

Desde as tratativas com a Vale, à assinatura do Termo de Compromisso e início das obras, o Portal GRNEWS tem acompanhado cada etapa e mantendo os paraminenses informados, afinal a adutora é importante e evita um racionamento de água como vivido anos atrás na cidade.

A expectativa é que sejam captados 284 litros por segundo, o que dá em média um milhão de litros de água por hora, mesma vazão que o Paraopeba oferecia antes de ser contaminado pelos rejeitos de minério.

A adutora tem 47 quilômetros de extensão e devido a problemas técnicos e também à pandemia, a obra atrasou. A estimativa era entregar em julho de 2020, mas os testes precisaram ser refeitos para que quando começasse a funcionar, não ocorressem novos problemas.

O que foi feito pelas empresas terceirizadas pela Vale. A cada detecção de rompimento de tubo ou outro problema técnico, o conserto acontecia e os testes continuavam. Houve até relatos de moradores que se assustaram com vazamento de água, como ocorreu em Meireles em agosto passado.

A Vale estimava entregar o projeto em 10 de julho de 2020, o que foi muito aguardado pelos paraminenses. Mas a boa notícia só veio 209 dias depois, conforme informações obtidas pelo Portal GRNEWS. Na quinta-feira, 4 de fevereiro, os testes terminaram e a adutora já pode ser utilizada pela Águas de Pará de Minas. A obra é do Município mas como a concessionária é a responsável pela captação, tratamento e distribuição de água na cidade, a adutora é repassada à empresa.

O MPMG fixou multa de R$ 100 mil por dia caso a obra atrasasse. Numa conta rápida a multa chega a R$ 20.900.000,00 mas nem o órgão nem a empresa se manifestaram se o valor será pago integralmente ao Município ou se será revertido em obras ou melhorias.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!