CAPS AD celebra 10 anos de funcionamento em Pará de Minas e somente em 2022 já realizou mais de 30 mil procedimentos
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) está comemorando em 2022, uma década de funcionamento em Pará de Minas. Trata-se de um serviço oferecido gratuitamente, cujo tratamento é feito por uma equipe multidisciplinar. Várias ações e atividades ajudam o usuário a passar por esta fase difícil para ele e familiares.
Criado para proporcionar atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, o órgão funciona todos os dias. Um local onde quem precisa, recebe ajuda.
Desde o ano de 2016, o CAPS AD funcionava em sua sede própria, no Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo. Porém, danos na estrutura do imóvel fizeram com que o prédio fosse interditado.
O imóvel já vinha apresentando problemas estruturais, até que uma avaliação da Defesa Civil comprovou os riscos. Diante da situação, a Secretaria de Saúde mudou o local dos atendimentos, para a antiga Unidade Básica de Saúde Dom Bosco.
Enquanto espera para retornar para sua sede própria, a equipe do CAPS AD comemorou os 10 anos de funcionamento em Pará de Minas durante evento realizado na Faculdade de Pará de Minas (Fapam), com a presença de profissionais da área da saúde, usuários e familiares.
O secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty, disse que essa década de prestação de serviços no CAPS AD é muito marcante. Enaltece a todos os envolvidos e destaca que esse trabalho vem sendo reconhecido, inclusive pelo Governo de Minas Gerais.
Outras entidades também reconhecem esse trabalho. Tanto que consta no acordo de medidas reparadoras da Mineradora Vale, em razão da tragédia de Brumadinho, por meio de consulta popular a previsão de R$ 8,5 milhões para construir uma nova sede para o CAPS AD e uma sede própria para o CAPS II, antigo CERSAM.
Wagner Magesty afirma que apesar de funcionar em sede provisória, os atendimentos no CAPS AD foram ampliados. Antecipa que vem novidades para melhorar ainda mais a assistência aos usuários deste equipamento público da Saúde:
Wagner Magesty
capsadwagner1
A coordenadora da Rede de Atenção à Saúde Mental, Marina Saraiva, afirma que há uma descrença de boa parte da sociedade quanto a recuperação das pessoas viciadas em álcool e outras drogas. Mas, avalia que a celebração dos 10 anos de bons serviços prestados pelo CAPS AD serve para ressignificar esse pensamento e comprovar que é possível a recuperação dessas pessoas:
Marina Saraiva
capsadmarina1
A Coordenadora do CAPS AD, Mariana Teixeira, diz que nesses 10 anos o órgão público fez muita diferença na vida dos usuários e de seus familiares. Para se ter uma ideia do alcance desse serviço, somente em 2022 o CAPS AD já fez mais de 30 mil procedimentos.
Mariana Teixeira
capsadmariana1
Daniel Geraldo de Souza, que até pouco tempo trabalhava na construção civil, há dois meses vem recebendo atendimento no CAPS AD. Ele afirma não faz uso de medicamentos e as orientações repassadas pela equipe o ajudam a se manter longe das drogas. Acredita que o tratamento proporciona a ele mais dignidade:
Daniel Geraldo de Souza
capsaddaniel1
Maria de Fátima Souza Lopes, moradora do Bairro São Pedro, também recebe atendimento no CAPS AD e diz que falar deste serviço é muito fácil, já que considera todos no CAPS AD como sua segunda família:
Maria de Fátima Souza Lopes
capsadmariafatima1
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) está funcionando provisoriamente na Rua Londrina, 305, bairro Jardim Beatriz, em Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.