Eleições municipais 2020: entenda as principais mudanças para a votação de 15 de novembro

No próximo dia 15 de novembro, 147.918.483 eleitores são esperados para escolherem prefeitos e vereadores que comandarão os 5.568 municípios brasileiros pelos próximos quatro anos. Somente em Pará de Minas são 63.804 eleitores aptos a votar.

Mas meses antes do dia marcado para acontecer a votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolve e decide várias questões. Entre elas os mesários, parte essencial para que tudo corra bem no dia da eleição.

Em todo o país são mais de 1,5 milhão de pessoas voluntárias que se prontificam a ajudar neste período. São estes colaboradores que atuam desde a recepção dos eleitores à condução dos trabalhos na seção eleitoral.


Em Pará de Minas eles já foram convocados e o chefe do Cartório Eleitoral Luiz Antônio Gabriel falou sobre o assunto ao Portal GRNEWS e destaca a importância destes voluntários para a democracia:

Luiz Antônio Gabriel
luizageleico07101

Devido a pandemia este ano os treinamentos não serão presenciais. Os mesários participam do curso e palestras online. Além disso, o cuidado será redobrado com os voluntários no dia das eleições:

Luiz Antônio Gabriel
luizageleico07102

As eleições sofreram grandes mudanças este ano. A primeira delas foi a data, marcada para o dia 15 de novembro. O horário também foi alterado, sendo de 7 às 17 horas.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, até a biometria foi deixada de lado:

Luiz Antônio Gabriel
luizageleico07103

O TSE decidiu destinar o horário de 7 às 10 horas preferencialmente para os idosos. Porém, Luiz Antônio Gabriel não concorda com isso, já que todos eles ficarão aglomerados em um curto espaço de tempo.

Lembrou ainda a importância de se cuidar no dia da eleição:

Luiz Antônio Gabriel
luizageleico07104

No dia da eleição é preciso levar um documento oficial com foto e o título de eleitor. Quem quiser pode baixar no celular o aplicativo e-Título, disponível na Google Play e Apple Store.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!