SAMU já atende chamados de Pará de Minas pelo 192. Saiba quando SAMU e Bombeiros devem ser acionados


Nesta quarta-feira, 7 de junho, foi inaugurada em Pará de Minas a base do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU). A Central de Regulação, em Divinópolis, foi inaugurada pelo governador Fernando Pimentel (PT) durante solenidade realizada na terça-feira (6).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


O serviço começou a ser prestado a partir das 7 horas, quando o telefone foi liberado para atendimento das chamadas. Toda a região conta agora com uma rede de ambulâncias com equipamentos e socorristas especializados.


A estrutura vinha sendo montada há muito tempo e o início das atividades sempre era adiado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Agora o SAMU se tornou uma realidade em 54 municípios da região Centro-Oeste de Minas Gerais.


O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG OESTE) estará administrando os trabalhos juntamente com os municípios e o governo de Minas Gerais. O objetivo é dividir custos e manter o atendimento.


Cada equipe do SAMU em Pará de Minas conta com um motorista e um técnico em Enfermagem. Ao todo, são quatro equipes que atenderão as chamadas todos os dias, durante 24 horas por dia.


Marisa Meireles, coordenadora da Enfermagem do SAMU, aproveitou para agradecer a população paraminense pela boa receptividade. Ela explica que as chamadas cairão na central de regulação em Divinópolis, que encaminhará a equipe de resgate para as unidades de saúde:

Marisa Meireles
samumarisameireles1


A socorrista explica que o SAMU atenderá casos de pacientes que estiverem passando mal por causa de infarto, queda de glicose, acidentes de trânsito, entre outros. O trabalho será em parceria com o Corpo de Bombeiros:

Marisa Meireles
samumarisameireles2

Capitão Adelmo Francisco de Oliveira, comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros sediada em Pará de Minas, ressalta a importância de mais um importante serviço de resgate para uma população cada vez maior:


Capitão Adelmo Francisco de Oliveira
samucapitaoadelmofrancisco

O vereador Gladstone Correia Dias (PSDB) lembrou que o SAMU é uma realidade em Pará de Minas graças a uma emenda do deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB) no valor de R$ 1,3 milhão:


Gladstone Correia Dias
samugladstonecorreiadias

Paulo Duarte, secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, e interino da Saúde, mostra-se satisfeito com o início dos atendimentos do SAMU na região. Mesmo o SAMU sendo um serviço para socorrer pessoas em casos de urgência, o secretário diz que as equipes também poderão ser utilizadas para transferir pacientes entre hospitais:


Paulo Duarte
samupauloduarte02

O telefone do SAMU é o 192. Vale lembrar que os atendimentos envolvem uma grande estrutura mantida com recursos públicos. Por isso é importante que não sejam aplicados trotes. O telefone do Corpo de Bombeiros é o 193.

É importante que o cidadão saiba em quais ocasiões deve acionar o SAMU e o Corpo de Bombeiros.

As equipes do SAMU devem ser acionadas pelo telefone 192 em casos de dores no peito de aparecimento súbito; crises convulsivas; situações de intoxicação ou envenenamento; acidentes de trânsito com atropelamento; queimaduras graves; traumas (tórax, abdomem, crânio e fraturas); trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do filho; perda de consciência (desmaio); queda acidental; sangramentos e hemorragias.


As unidades de resgate do Corpo de Bombeiros podem ser chamadas pelo telefone 193 em ocorrências de incêndios; acidentes com pessoas presas nas ferragens; tentativas de suicídio; choques elétricos; salvamentos aquáticos; desabamentos; quedas de alturas com mais de 7 metros; deslizamentos de terra e vazamentos de gás.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!