Agricultores familiares paraminenses mantém produção e esperam continuar vendendo para o Município

Em março de 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas atividades foram paralisadas. Entre elas o funcionamento da Feirinha da Agricultura Familiar, tradição em Pará de Minas nas manhãs de sexta-feira na avenida Brasil, ao lado do Estádio Ovídio de Abreu, no Centro.

Já em abril, após uma orientação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) a feirinha retomou o atendimento, porém adotando algumas medidas preventivas.

Entre elas, somente os agricultores familiares, considerados serviços essenciais, poderiam retornar ao trabalho na feira. Os artesãos terão que continuar em casa.

Os agricultores que trabalham na feira ainda tem conseguido manter a renda familiar graças a estas vendas. Outros enviam toda a produção para a Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa-MG), enquanto alguns estão com os produtos parados nas propriedades.

Todos estes profissionais são acompanhados de perto pela equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas (Emater-MG). Ao Portal GRNEWS, a extensionista Kênia Lasmar de Moura explica que na feirinha os trabalhadores continuam a todo vapor.

Como foi flexibilizado o funcionamento, eles retornaram ao trabalho com medidas de prevenção. Com isso, conseguem vender produtos naturais a preço justo e ainda mantém a renda familiar:

Kênia Lasmar de Moura
keniaescoampand1


Muitos agricultores da região fazem parte de uma associação que participa anualmente da licitação da prefeitura de Pará de Minas que adquire produtos para a Secretaria Municipal de Educação distribuir nas escolas. A associação continua com o contrato para 2020 com o Município, porém a suspensão das aulas, paralisou também a compra dos produtos.

E isso, segundo Kênia Lasmar colocou em dificuldade muitos agricultores. Alguns ainda conseguem enviar para a Ceasa, mas outros, que produzem menos, aguardam um posicionamento da Prefeitura:

Kênia Lasmar de Moura
keniaescoampand2

Durante a pandemia, os extensionista da Emater estão trabalhando de forma remota. O agricultor que precisar de atendimento pode ligar nos telefones (37) 9 9932-3063 e falar com Kênia; ou no (37) 9 9975-5582 e conversar com Itamar. O contato pode ser feito também pelos e-mails kenia@emater.mg.gov.br e itamar@emater.mg.gov.br

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!