CGU diz que Prefeitura de Pará de Minas não é transparente e gestão diz que ano eleitoral impediu publicação de informações

O Portal GRNEWS publicou que após uma avaliação feita pela Controladoria Geral da União (CGU), ficou constatado que a Prefeitura de Pará de Minas não é transparente na divulgação de informações como despesas e contratos, acompanhamento de obras públicas e relatórios sobre pedidos de acesso à informação recebidos. Por isso, recebeu nota 4,96. O município ficou na posição 561 do ranking nacional, que avaliou 665 municípios.

Além de apresentar o que deve ser melhorado para total transparência dos gastos e ações, a Escala Brasil Transparente (EBT) também mostra como a alteração pode ser feita para melhoria nas informações que chegam à população.

O Portal GRNEWS entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura para saber se algo seria feito para mudar esta nota. Mateus Henrique Silva é gerente de Comunicação Institucional e explica que o ano eleitoral impediu que todas as informações fossem publicadas no site:

Ascom Prefeitura de Pará de Minas / Divulgação

Mateus Henrique Silva
mateushsrespotransparen1

Ainda segundo o gerente de Comunicação, são vários quesitos avaliados para dar mais informações à população:

Mateus Henrique Silva
mateushsrespotransparen2

A Prefeitura já está ciente das orientações da CGU e um novo site está em estudo. Além disso a expectativa é criar um aplicativo onde a população poderá acessar os dados na palma da mão:

Mateus Henrique Silva
mateushsrespotransparen3

E a gestão de toda esta comunicação é do gerente Mateus Henrique Silva, que busca novas estratégias de modernização:

Mateus Henrique Silva
mateushsrespotransparen4

Ao contrário de Pará de Minas, o ano eleitoral parece não ter sido um empecilho para a Prefeitura de Itaúna divulgar as informações. A cidade vizinha recebeu nota 9,95 – em uma escala que vai até 10 – e está em 9º lugar em transparência no Brasil. Em Minas Gerais Itaúna conseguiu a 1ª colocação no ranking.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!