IMA vai interditar granjas avícolas de Pará de Minas que não se adequarem às normas de biossegurança


Durante o ano de 2017 o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) promoveu uma força-tarefa para fiscalizar as granjas na região de Pará de Minas. A equipe contou com a participação de 20 médicos-veterinários. O trabalho de fiscalização foi intenso.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A meta era verificar em cada estabelecimento o cumprimento das normas de biossegurança exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde o ano de 2007.

A maior preocupação está relacionada ao vírus Influenza, o causador da gripe aviária. Focos da doença já foram registrados em granjas no Chile e nos Estados Unidos e as aves migratórias podem transportar o vírus para outros países.

A Instrução Normativa 08/2017, publicada pelo MAPA, determina que todas as granjas tem prazo até o dia 28 de fevereiro de 2018 para se adequarem as medidas de biosseguridade. Caso contrário elas não poderão mais alojar as aves.

Em agosto de 2017, o IMA encerrou a segunda etapa da força-tarefa realizada nas granjas em Pará de Minas. Foram vistoriadas 225 unidades avícolas comerciais ativas, o equivalente a 800 galpões com 14 milhões de aves alojadas. O município é um importante polo produtor de avicultura de corte, concentrando um grande número de granjas.

Como o prazo está terminando e como um percentual expressivo da receita econômica de Pará de Minas vem da avicultura, a reportagem do Portal GRNEWS procurou o chefe do escritório do IMA no município, Lucas Silva Jardim, para saber mais sobre o assunto. O objetivo é saber se os produtores de aves cumpriram as exigências. Infelizmente a adesão está muito aquém do esperado e as granjas que não cumprirem a determinação serão interditadas:

Lucas Silva Jardim
lucassilvajardimgranjabio1


Caso as granjas sejam interditadas não será por falta de informação e orientação fornecida aos avicultores. Todos estão cientes de suas obrigações e precisam cumprir até 28 de fevereiro.

Entretanto, eles não serão penalizados com multas caso as granjas sejam interditadas. Mas ficarão sem a fonte de renda, pois, só poderão alojar aves nas mesmas após nova vistoria e autorização do IMA. Mas este processo pode demorar e dependerá das demandas da equipe de fiscalização do escritório de Pará de Minas:

Lucas Silva Jardim
lucassilvajardimgranjabio2

Apesar de muitos avicultores ainda não terem cumprido as normas de biossegurança e correrem risco de ter suas granjas interditadas, Lucas Silva Jardim, enaltece o trabalho realizado pela força-tarefa. Afirma que o trabalho de campo está muito adiantado e agora depende dos produtores de aves:

Lucas Silva Jardim
lucassilvajardimgranjabio3

Assim como em Pará de Minas, as equipes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) estão vistoriando as granjas do estado de Minas Gerais para que os riscos sejam minimizados. O objetivo é que esses estabelecimentos adotem corretamente as medidas exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como forma de prevenir a influenza aviária e outras doenças.

De acordo com o Governo de MG, até o momento, a adoção destas medidas que previnem o surgimento de doenças no plantel avícola, sobretudo da influenza aviária, tem contribuído para alavancar a avicultura em Minas Gerais.

O Brasil é maior exportador de carne de frango no mundo, com 38,3% do mercado. A participação de Minas Gerais no total das exportações nacionais de carne de frango ainda é tímida, correspondendo a 5% do total. Já no segmento de ovos de consumo, o estado é o maior exportador brasileiro, tendo respondido, em 2016, por 40% das vendas externas do produto, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Proteína Animal (ABPA).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!