Bispo destaca importância do Jubileu da Esperança que “brota do coração ferido de Jesus” e abertura da novena de Nossa Senhora da Piedade

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade em Pará de Minas celebrou a abertura do novenário da padroeira e o Jubileu da Esperança. Dom Geovane Luís da Silva, bispo da Diocese de Divinópolis, esteve presente para presidir celebração, que reuniu padres e fiéis de nove paróquias da Forania Nossa Senhora da Piedade. A forania, que leva o nome da padroeira, abrange as seis paróquias de Pará de Minas, além das paróquias de São José da Varginha, Florestal e Igaratinga.


Jubileu convida a ser peregrino da esperança
Dom Geovane explicou que a Igreja Católica celebra o jubileu a cada 25 anos para recordar a encarnação de Cristo. Segundo ele, o saudoso Papa Francisco escolheu a esperança como tema, baseando-se na Carta de São Paulo aos Romanos, que diz: “a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações”. O bispo destacou que, em tempos difíceis, é mais fácil cair no desespero, mas o jubileu é um convite para ser um “peregrino de esperança”, buscando uma esperança ativa que leve as pessoas a fazerem o bem.


Dom Geovane também conectou a esperança à misericórdia, lembrando que a esperança “brota do coração ferido de Jesus”. Para que a esperança exista, é necessária a experiência da misericórdia, que nos leva a nos tornarmos “portadores deste amor”:


Dom Geovane Luís da Silva
domgeovane1


Para facilitar o entendimento da importância dessa celebração jubilar, todas as paróquias, pertencentes a Diocese de Divinópolis, estão distribuindo periodicamente entre os fiéis, folders com orientações para viver melhor esse ano jubilar. Dom Geovane também ressaltou que o jubileu é um tempo para valorizar os sacramentos da confissão e do perdão:

Dom Geovane Luís da Silva
domgeovane2

A força do encontro e da identidade
O bispo enfatizou a importância de celebrar o jubileu em Pará de Minas como uma forma de fortalecer a união entre leigos e padres. Essa união, segundo ele, cria uma “verdadeira identidade” e faz com que as paróquias se comprometam em conjunto no trabalho de evangelização.


O Santuário de Nossa Senhora da Piedade, que completou 50 anos de sagração em 2022, passou por um processo de restauração. O local, que foi o primeiro bem em estilo modernista a ser tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pará de Minas, foi reinaugurado em 2 de junho de 2024, em uma missa presidida por Dom Geovane e seu antecessor, Dom José Carlos.

De volta ao Santuário, Dom Geovane demonstrou sua devoção à padroeira de Pará de Minas e de Minas Gerais:


Dom Geovane Luís da Silva
domgeovane3


Ele ainda destacou que o Santuário de Nossa Senhora da Piedade em Pará de Minas é um dos mais belos que conhece. Ele lembrou que o santuário é o “coração pulsante da evangelização” na região. A celebração do jubileu foi inserida nas proximidades da festa da padroeira justamente por ter um “significado muito grande” para a forania:

Dom Geovane Luís da Silva
domgeovane4


A esperança para os jovens
Dom Geovane também mencionou os jovens como “destinatários da esperança”. Ele anunciou que a diocese realizará o Dia Nacional da Juventude em 26 de outubro, em Juatuba. O evento será uma oportunidade para que os jovens reflitam sobre o jubileu e sobre o “cuidado com a casa comum”, a “ecologia integral”:


Dom Geovane Luís da Silva
domgeovane5

Além da missa do Jubileu da Esperança, as celebrações desta noite no Santuário também marcaram o início da novena em louvor a Nossa Senhora da Piedade. Logo após, foram abertas as tradicionais barraquinhas no pátio do Santuário, com praça de alimentação, música ao vivo e durante as festividades também será sorteada uma motocicleta.


A festa maior em honra a Nossa Senhora da Piedade será celebrada no dia 15 de setembro, dia da padroeira de Pará de Minas, e feriado municipal. O evento antecede o aniversário de 166 anos de emancipação político-administrativo da cidade em 20 de setembro. Importante ressaltar, que não feriado no dia do aniversário de Pará de Minas.
   

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!